Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

Augusto Nunes

Por Coluna Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Com palavras e imagens, esta página tenta apressar a chegada do futuro que o Brasil espera deitado em berço esplêndido. E lembrar aos sem-memória o que não pode ser esquecido. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Marcelo Smith de Vasconcellos, empresário da área de aparelhos auditivos: ‘Mais de 8 milhões de brasileiros têm deficiência’

Formado em administração de empresas pelo Mackenzie, Marcelo Smith de Vasconcellos abandonou em 1998 o mercado financeiro para associar-se à Widex Brasil, gigante dinamarquês especializado em aparelhos auditivos. Hoje diretor-comercial do braço brasileiro da empresa que figura entre as cinco maiores do mundo no setor, Marcelo mostra nesta entrevista, dividida em duas partes, que o […]

Por Augusto Nunes Atualizado em 5 jun 2024, 17h22 - Publicado em 30 nov 2011, 19h23
  • Seguir materia Seguindo materia
  •  (/)

    Formado em administração de empresas pelo Mackenzie, Marcelo Smith de Vasconcellos abandonou em 1998 o mercado financeiro para associar-se à Widex Brasil, gigante dinamarquês especializado em aparelhos auditivos. Hoje diretor-comercial do braço brasileiro da empresa que figura entre as cinco maiores do mundo no setor, Marcelo mostra nesta entrevista, dividida em duas partes, que o destino o colocou no lugar certo. Ele trata com especial entusiasmo dos avanços tecnológicos que podem melhorar a vida dos mais de 8 milhões de brasileiros afetados por algum tipo de deficiência auditiva.

    https://videos.abril.com.br/veja/id/2c9f94b432d600050132e0b6abbe0d65?
    https://videos.abril.com.br/veja/id/2c9f94b532d601a70132e0b221671233?

    Terminada a gravação, Marcelo Smith de Vasconcellos respondeu a mais duas perguntas formuladas pelo site de VEJA.

    O que é implante coclear?

    É o único órgão artificial biônico implantado no corpo humano em larga escala até hoje. É um dispositivo que substitui a cóclea, parte do sistema auditivo sem a qual não é possível escutar. A meningite, por exemplo, destrói a cóclea, assim com outras doenças. Acidentes e lesões também podem comprometê-la. Este implante substitui a cóclea por uma biônica dentro do ouvido, e permite escutar normalmente. A solução também é indicada para quem tem problemas na cóclea desde o nascimento, e pode ser implantada inclusive em recém-nascidos. Não é uma cirurgia complicada ou de risco, mas é muito delicada e exige enorme precisão. Também é feito um acompanhamento pós-operatório até a ativação do implante, que ocorre cerca de um mês depois da cirurgia. Um dos problemas é que o implante coclear é visível. O transmissor fica preso com um imã do lado de fora da cabeça, conectado com implante dentro. Mas essa peça é removível. O benefício para quem usa é enorme. Depois da cirurgia, é possível levar uma vida normal, praticar esportes, fazer tudo.

    Quanto custa um implante coclear?

    Hoje, somente o implante custa R$ 70 mil. Essa quantia não inclui a cirurgia. Cada vez mais os planos de saúde cobrem tudo. Também é possível conseguir realizar o implante através do Sistema Único de Saúde. Muitos hospitais públicos estão credenciados para realizar o procedimento. Já foram feitos mais de 30 mil implantes deste tipo no Brasil. Só neste ano foram 750. A técnica começou a ser difundida por aqui há cerca de dez anos, mas a tecnologia vem sendo aperfeiçoada há mais de 20.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    3 meses por 12,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.