Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Por que tomar decisões de barriga vazia é uma má ideia

De acordo com estudo recente, fazer escolhas com fome pode levar o indivíduo a se acomodar com menos

Por Sabrina Brito 19 set 2019, 13h37

Uma pesquisa da Universidade de Dundee, na Escócia, revelou que tomar decisões com fome pode ser prejudicial. O trabalho, veiculado no periódico Psychonomic Bulletin and Review, concluiu que participantes que não haviam comido por dez horas optariam, usualmente, por receber menos downloads de música gratuitos, contanto que ganhassem o pacote o mais rápido (enquanto os já saciados topavam esperar por mais tempo, e por mais músicas).

Ou seja, de barriga vazia, os indivíduos testados escolhiam uma opção menos vantajosa pelo simples fato da recompensa se apresentar mais rápido. Ainda de acordo com a pesquisa, uma pessoa normalmente aceita aguardar até 35 dias por uma recompensa maior. Quando é com indivíduos famintos, o tempo de espera cai para 3 dias. 

Segundo os cientistas escoceses, a descoberta indica que devemos tomar cuidado com toda decisão que tomamos com fome. Digamos, por exemplo, que uma pessoa pretende fazer um empréstimo e está em dúvida sobre qual opção escolher. Se estiver de barriga vazia, é mais provável que ela opte por uma opção que traga benefícios mais rapidamente, ainda que essa escolha não seja necessariamente a mais adequada para ela.

Assim, concluem os pesquisadores, é preciso atentar ao estômago antes de tomar decisões importantes. Caso contrário, a atitude pode partir mais da barriga, do que da cabeça.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.