Com tantas habilidades, como cozinhar ou ingerir bebidas alcoólicas, os chimpanzés também deveriam dar risadas. De acordo com um estudo publicado nesta quarta-feira no periódico Plos One, eles têm os mesmos sorrisos que nós e não precisam fazer nenhum som para serem compreendidos. Essa característica física é fundamental para tornar a comunicação dos primatas mais explícita e versátil.
Leia também:
ncestral humano era “mistura” de grandes símios e homens modernos
Tem dor nas costas? Sua coluna deve ser como a de um chimpanzé
Em 2007, cientistas da Universidade de Portsmouth, na Inglaterra, filmaram 46 chimpanzés do Chimfunshi Wildlife Orphanage, um santuário na Zâmbia, enquanto brincavam. Para medir os movimentos faciais dos animais, criaram um sistema computadorizado de reconhecimento facial, o ChimpFACS, com base em programa similar desenvolvido para analisar emoções em seres humanos.
No total, 1 270 expressões faciais, sempre caracterizados pela abertura dos lábios (como um sorriso), foram identificadas. Algumas eram com sons (como risadas), outros, sorrisos silenciosos. Seis expressões faciais dos chimpanzés são exatamente iguais às humanas. Os primatas, no entanto, raramente exibem as rugas que temos ao redor dos olhos, os “pés de galinha”.
De acordo com o estudo, os sorrisos foram utilizados de diferentes formas durante os jogos sociais (termo que indica quando há relação entre vários membros da espécie), ajudando em uma melhor comunicação entre eles. Os pesquisadores sugerem que essa flexibilidade nas expressões faciais estaria presente em nossos ancestrais primatas e surgiram bem antes que os humanos aparecessem no planeta.
(Da redação)