Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Nasa busca parcerias privadas para levar astronautas à superfície da Lua

Iniciativa integra o projeto Artemis, que levará os primeiros humanos ao satélite terrestre em mais de 50 anos

Por André Sollitto Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 23 mar 2022, 17h01

Nesta quarta-feira, a Nasa, a agência espacial americana, anunciou que está em busca de parceiros do setor privado para desenvolver naves aterrisadoras (chamadas “landers”) capazes de levar astronautas da órbita à superfície lunar. A iniciativa faz parte do projeto Artemis, que quer expandir a presença humana no espaço e levar uma mulher e uma pessoa negra para a Lua.

As companhias interessadas precisarão apresentar conceitos de espaçonaves para a Nasa, e poderão fechar contratos de longo prazo como parte da missão de exploração lunar da agência americana. “A competição é fundamental para nosso sucesso na superfície lunar e além, garantindo que tenhamos a capacidade de realizar uma cadência de missões na próxima década”, afirmou Bill Nelson, administrador e maior autoridade da Nasa.

A parceria entre a agência e empresas privadas não é novidade. Em abril do ano passado a SpaceX, de Elon Musk, foi escolhida para ajudar no projeto de levar astronautas à Lua como parte da missão Artemis III. De acordo com o cronograma oficial, esse lançamento acontecerá em abril de 2025. A estratégia é continuar desenvolvendo outras missões com a SpaceX e iniciar uma segunda parceria para futuros serviços recorrentes de transporte lunar para astronautas na Lua.

No final de 2021, a Nasa apresentou ainda contratos firmados com as empresas Blue Origin, de Jeff Bezos, Northrop Grumman e Nanoracks para a construção de estações no espaço. O objetivo do programa Commercial LEO Destinations (CLD) é manter uma presença constante na órbita do planeta, mas sem as despesas que a manutenção de uma estação exige. E a Estação Espacial Internacional está com os dias contados, então o desenvolvimento das novas estruturas será fundamental.

No futuro (ainda distante), a Nasa espera ter o caminho estabelecido para dar o próximo salto na história da exploração espacial: enviar uma missão tripulada para Marte.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.