Alexei Leonov, o cosmonauta russo que se tornou o primeiro humano a andar no espaço em 1965, morreu nesta sexta-feira 11 aos 85 anos de idade, após enfrentar uma longa doença, segundo informações da agência de notícias russa TASS. Embora menos conhecido internacionalmente que Yuri Gagarin, o primeiro homem a entrar no espaço, Leonov era um nome conhecido na Rússia, lembrado por seu papel na missão Voskhod-2, de 1965.
Durante esse vôo, um dos dois que ele fez no espaço durante sua carreira, Leonov se tornou o primeiro humano a realizar uma caminhada espacial, um episódio que durou 12 minutos e 9 segundos. O passeio foi estressante para Leonov, cujo traje espacial se encheu de ar, a ponto de ele quese não conseguir voltar à espaçonave.
Leonov voou para o espaço novamente em 1975, comandando a metade soviética da missão Apollo-Soyuz, o primeiro vôo espacial dos Estados Unidos com a União Soviética. A viagem ocorreu em um momento em que a Rússia e os EUA – que passaram parte da Guerra Fria em uma corrida espacial – estavam seguindo uma política de distensionamento.
A Nasa disse em comunicado no Twitter que lamenta a morte de Leonov. “Sua aventura dentro do vácuo do espaço começou a história de atividade extraveicular que possibilita a manutenção da Estação Espacial hoje”, escreveu.