Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Início de julho tem madrugadas que podem chegar a 2°C em SP

O Estado deve ainda registrar geadas, tempo nublado e queda acentuada de temperatura. Na capital, as temperaturas não devem passar dos 18°C

Por Da redação
Atualizado em 4 jun 2024, 20h09 - Publicado em 3 jul 2017, 10h31
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A semana começa com tempo frio e madrugadas geladas no Estado de São Paulo, segundo alertas emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) no fim de semana. De acordo com o órgão, ar frio e baixa umidade devem reduzir significativamente as temperaturas no início da semana, que devem chegar a 2°C na terça-feira, com previsão de geada na Serra da Mantiqueira. Durante a semana, as temperaturas mínimas ficam em 4°C e, durante o dia, as máximas podem chegar aos 24°C, com tempo parcialmente nublado e chuviscos ocasionais.

    O frio é causado pela influência de uma forte massa de ar seco, de origem polar, no oceano. Com isso, sobre o continente surge um sistema de alta pressão e baixa umidade, que reduzem significativamente as temperaturas. Nesta segunda-feira, os termômetros podem marcar até 5°C a menos que as médias históricas registradas, segundo o Inmet. A previsão é que o dia permaneça nublado com chuviscos isolados em todo o Estado. O Sol pode aparecer entre nuvens no Leste e, nas demais regiões, o dia deve ser ensolarado com poucas nuvens e baixas temperaturas.

    De acordo com as previsões do Climatempo, a temperatura sobe pouco no decorrer do dia e a segunda-feira será fria especialmente no litoral e Leste do Estado. A umidade do ar deve continuar baixa no período da tarde, especialmente na região de Ribeirão Preto onde pode ficar abaixo dos 20%.

    Na capital, as temperaturas mínimas devem ficar em 7°C nesta terça e quarta-feira e as máximas não devem ultrapassar os 20°C. Nesta segunda-feira, a previsão do Inmet é de máxima de 18°C, com tempo nublado e alguns chuviscos.

    Continua após a publicidade

    No último domingo, São Paulo registrou a tarde mais fria do ano. A temperatura média máxima foi de 16°C, menor que os 16,2°C registrados em 28 de abril, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), da Prefeitura de São Paulo. Segundo o órgão, as temperaturas devem continuar caindo na capital, com máxima de 17°C nesta segunda-feira e 19°C na terça-feira.

    Frentes frias

    Segundo o Grupo de Trabalho em Previsão Climática Sazonal (GTPCS) do Ministério da Ciência e Tecnologia até setembro o Brasil deve ter dias bastante frios, especialmente nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. As entradas de frentes frias vindas da Antártica no território brasileiro serão as responsáveis por derrubar as temperaturas.

    “Quando entra uma frente fria, as temperaturas caem bastante. E elas vão se manter baixas enquanto esse sistema de ar polar estiver em uma região. Em um dia pode ficar mais frio, mas, no acumulado do período, a tendência é que a temperatura apresente um valor na média ou acima da média histórica”, explica Renata Tedeschi., do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/Inpe). “O frio do inverno atinge essas três regiões. No Norte e Nordeste, é mais fria quando acontece o período chuvoso.”

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.