Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Estudo: má nutrição pode levar criança a ter, em média, 20 cm a menos

Por meio de comparação entre pesos e alturas de jovens de todo o mundo, pesquisa inovadora revelou a importância da nutrição

Por Sabrina Brito 7 nov 2020, 12h03

Uma nova pesquisa, publicada na revista científica The Lancet, apontou que a alimentação ruim para crianças em idade escolar pode levar a uma diferença média de 20 centímetros em suas alturas. A estimativa foi feita com base em dados de mais de 65 milhões de jovens entre 5 e 19 anos obtidos em cerca de 2 mil estudos entre 1985 e 2019.

De acordo com o estudo, as pessoas de 19 anos mais altas do mundo, na média, vêm do noroeste e do centro da Europa (ou seja, de países como a Holanda). Por outro lado, os mais baixos vivem no sul e sudeste asiáticos, na América Latina e na África Oriental.

A comparação gera alguns dados interessantes. Por exemplo, os meninos de 19 anos do Laos têm, em média, a mesma altura do que os jovens holandeses de apenas 13 anos. Além disso, a pesquisa sugere que o povo britânico corre risco de se tornar um dos mais baixos da Europa Ocidental nos próximos anos.

Embora algumas nações tenham visto a altura de seus jovens crescer com o tempo — é o caso da China, por exemplo –, outras viram suas alturas médias permanecerem estáveis ou até mesmo caírem ao longo das últimas quatro décadas, como é o caso em alguns países da África Subsaariana.

A diferença média entre o IMC (medida que visa analisar o peso do indivíduo em relação à sua altura) das nações nos dois extremos do espectro foi de cerca de 25 quilos.

Continua após a publicidade

O principal motivo apontado pelos pesquisadores para explicar essas disparidades é o da alimentação. Por meio de uma nutrição adequada e saudável, seria mais provável que os jovens apresentassem características físicas mais vantajosas. No caso do Reino Unido, por exemplo, a possibilidade de que o povo se torne mais baixo é decorrente da dieta pobre do britânico médio.

A análise apontou ainda as ações governamentais que são implementadas pelo mundo para garantir a saúde alimentar das crianças, além de indicar medidas que poderiam ser tomadas nesse sentido.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

3 meses por 12,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.