O mineiro Victor Correa Hespanha, 28 anos, se tornou neste sábado, 4, o segundo brasileiro a ir ao espaço. Ele faz parte do primeiro grupo de turistas a viajar para fora do planeta.
Hespanha decolou pela manhã da base de El Paso, no Texas, em um voo de dez minutos da Blue Origin, empresa do bilionário Jeff Bezos, fundador da Amazon.
À VEJA, Hespanha contou que virou um turista espacial por acaso. Ele ganhou a viagem em um sorteio realizado em abril pela Crypto Space Agency (CSA), empresa que une a tecnologia da indústria espacial com o mercado de criptomoedas.
“Quatorze dias antes, estudando o mercado, vi a oportunidade de investir na CSA. Com 12 000 reais comprei três dos 5 555 NFTs (token não fungível, um tipo de ativo digital) disponibilizados e ainda passei a concorrer ao sorteio. Só me dei conta que iria mesmo ao espaço depois que recebi um telefonema de Londres com os representantes da empresa”, disse ele.
O primeiro brasileiro a ir ao espaco foi o astronauta Marcos Pontes, atual ministro de Ciência e Tecnologia. Ele fez a viagem em 2006, em uma parceria da Agência Espacial Brasileira com a agência russa Roscosmos.
Antes de embarcar, Hespanha passou por um treinamento na “Vila dos Austronaustas”, na base da Blue Origin.