Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Antídotos para a crise: iniciativas do bem amenizam caos do coronavírus

Horários especiais para idosos em supermercados, videoaulas de exercícios físicos e doações de álcool em gel mostram o lado bom das pessoas em meio ao surto

Por Jennifer Ann Thomas Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 20 mar 2020, 15h45 - Publicado em 20 mar 2020, 15h44
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Quarentena: dia ___ (complete com o número atualizado de seu autoisolamento). É dessa forma como memes, postagens em redes sociais e conversas em grupos de aplicativos demonstram a contagem progressiva desde a última sexta-feira, 13, quando o Ministério da Saúde informou que os municípios de Rio de Janeiro e São Paulo apresentavam transmissão comunitária de coronavírus, quando não é mais possível saber a origem da infecção. Em uma semana, shoppings e comércios fecharam suas portas, academias e centros de ginástica suspenderam as atividades, escolas e universidades interromperam o calendário de aulas, e muitas pessoas começaram a trabalhar de casa. Em meio a supermercados lotados e ruas vazias, algumas iniciativas chamaram a atenção por mostrarem soluções para a crise.

    Alguns supermercados criaram horários específicos para atender idosos e pessoas com necessidades especiais. O público da terceira idade, a partir dos 60 anos, faz parte do chamado grupo de risco, por ser a população mais vulnerável ao coronavírus. Pessoas com doenças crônicas estão na mesma situação. Por isso, o isolamento social é ainda mais importante para esse grupo, pois eles são os mais vulneráveis na pandemia. Para garantir um atendimento mais tranquilo a essas pessoas, alguns supermercados decidiram reservar horários diferenciados. Na Zona Norte de São Paulo, o Hiper Center Andorinha divulgou nas redes sociais que vai abrir às 6h30 de segunda-feira a quinta para atender os idosos. Por sua vez, o Grupo Pão de Açúcar decidiu limitar a compra de determinados itens por pessoa, a exemplo do álcool em gelo (duas unidades), que desapareceu das prateleiras dos estabelecimentos comerciais.

    A cervejaria Ambev vai produzir 500.000 unidades de álcool em gel em garrafas de 237 ml. A empresa distribuirá gratuitamente 5.000 unidades para os hospitais de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, locais onde há o maior número de casos confirmados. A empresa informou que vai utilizar o álcool do processo cervejeiro e o retirado na produção de uma das cervejas 0.0%.

    Na esteira da empresa de bebidas, o Grupo Boticário vai doar 1,7 tonelada de álcool em gel ao sistema de saúde pública de Curitiba, capital do Paraná, onde fica a sede da empresa.

    A rede de academias Smart Fit fechou as suas unidades pelo período de duas semanas. Para o pessoal não ficar parado dentro de casa (e os exercícios físicos ajudam a manter a imunidade alta!), a rede criou a plataforma Treine em Casa com séries de exercícios gravadas em vídeo. É só apertar o play e começar a se movimentar em casa.

    Continua após a publicidade

    Na capital de Pernambuco, a prefeitura lançou o aplicativo Movimenta Recife, para estimular a população a fazer exercícios físicos dentro de casa. O app tem videoaulas de ginástica e dança gravadas por professores de educação física.

    A cantora Anitta, que tem 45,7 milhões de seguidores no Instagram, criou a série online Aula Aberta com Anitta, transmitida ao vivo pela rede social da cantora. A ideia é passar o tempo e incentivar os seguidores a acompanharem a rotina da famosa enquanto ficam em casa. Além disso, Anitta quer ajudar trabalhadores autônomos. Nesta sexta-feira, 20, por exemplo, ela teve uma sessão de exercícios com um personal trainer, aula de culinária antes do almoço e uma aula de francês no fim da tarde.

    Na Espanha, a marca de fast fashion Zara vai produzir jalecos e máscaras para médicos. O grupo prometeu 300.000 máscaras, sendo que 10.000 já foram distribuídas.

    No Reino Unido, redes de hotéis estão avaliando a possibilidade de cederem as suas propriedades para serem usadas como hospitais temporários do sistema de saúde. As redes Best Western Great Britain, Hilton, Holiday Inn, Travelodge e Whitbread’s Premier Inn fazem parte do grupo quer ajudar o combate ao coronavírus.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.