O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de onda de calor com grau de severidade classificado como “Grande Perigo”. O aviso teve início na quarta-feira, 21, às 18h, e se estende até esta sexta-feira, 23, às 12h.
De acordo com o boletim, há risco à saúde devido às temperaturas, que devem ficar 5ºC acima da média por um período superior a cinco dias. Diante dessa situação, a principal instrução é que a população entre em contato com a Defesa Civil através do telefone 199.
O alerta abrange diversos municípios e áreas, incluindo regiões dos estados do Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Goiás, Rondônia e Rio de Janeiro.
Entre as áreas afetadas estão o Norte Pioneiro Paranaense, oeste catarinense, centro-sul mato-grossense, regiões de São Paulo como Presidente Prudente e São José do Rio Preto, leste de Mato Grosso do Sul, Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, entre outras.
É importante que os residentes dessas localidades fiquem atentos às orientações das autoridades e tomem precauções para se proteger do calor intenso durante esse período.