O Secretário de Mobilidade e Transportes de São Paulo, João Octaviano Machado Neto, afirma que o viaduto que cedeu cerca de 2 metros na madrugada desta quinta-feira (15), na Marginal Pinheiros, zona oeste da cidade, era “vistoriado periodicamente e não estava oferecendo qualquer tipo de risco ou atenção diferencial”. A Veja, o secretário declarou que a perícia no local ainda não dispõe de nenhuma informação sobre possíveis causas do acidente.
Em nota, a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras (SIURB) informa que realizará o escoramento da estrutura para que possam ser feitos os ensaios que apurarão as causas do acidente, além de dar início às obras de recuperação. Ainda não é possível prever um prazo para conclusão dos trabalhos. De acordo com a Prefeitura, o escoramento é necessário para aliviar a carga no pilar onde houve o rompimento da estrutura e garantir a segurança dos profissionais que irão trabalhar no local.
O viaduto passa sobre a linha-9 Esmeralda da CPTM. Machado confirmou que foi encontrado um “remanescente de um canteiro de obras”, mas não é possível afirmar que esteja relacionado ao acidente. Cinco veículos passavam por cima do local no momento da queda, mas não foi registrada nenhuma vítima com ferimento grave.
Interdição
No início da noite desta quinta, a Prefeitura soltou outra nota informando que a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) interditou a pista expressa da Marginal Pinheiros no sentido Castelo Branco, desde a Ponte Transamérica até a Ponte do Jaguaré, para as reformas necessárias. A obra é responsabilidade da SIURB. A Prefeitura não informa até quando a pista ficará fechada.
Por meio de nota, a Secretaria de Comunicação da Prefeitura de São Paulo disponibilizou detalhes sobre a vistoria dos viadutos na cidade. Confira abaixo:
Nota – Prefeitura de São Paulo
A Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras (SIURB)informa que vai realizar o escoramento do viaduto na marginal de Pinheiros para que possam ser feitos os ensaios para apurar as causas do acidente e dar início às obras de recuperação. Ainda não é possível prever um prazo para conclusão dos trabalhos.
O escoramento é necessário para aliviar a carga no pilar onde houve o rompimento da estrutura e garantir a segurança dos profissionais que irão trabalhar no local.
A fiscalização das estruturas dos 185 viadutos e pontes sob a responsabilidade da Prefeitura é feita por meio de vistorias periódicas pela SIURB. No ano passado, foi retomado o Programa de Recuperação de Pontes e Viadutos, abandonado pela gestão concluída em 2016. Depois de ter sido suspensa por questionamentos feitos pelo Tribunal de Contas do Município, foi aberta, no último dia 9, licitação para contratação de empresas que irão desenvolver projetos estruturais e executivos de requalificação e laudos técnicos para manutenção de 33 pontes e viadutos. A definição das prioridades foi decidida em conjunto com o Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consulti va (Sinaenco). A secretaria informa, ainda, que durante as vistorias não foram constatados riscos estruturais.
Abaixo segue lista das pontes e viadutos que fazem parte da licitação:
Ponte Jânio Quadros
Ponte Freguesia do Ó
Ponte Cidade Universitária
Ponte Eusébio Matoso
Ponte Eng. Roberto Rossi Zuccolo
Ponte Cruzeiro do Sul
Ponte do Limão
Ponte do Tatuapé
Ponte Aricanduva
Ponte da Casa Verde
Ponte das Bandeiras
Ponte e Viaduto Presidente Dutra
Viaduto Elias Nagin Brein
Viaduto Naor Guelfi
Viaduto Miguel Mofarrej
Viaduto Pacheco Chaves
Viaduto General Olimpio da Silveira
Viaduto Alberto Badra
Viaduto Carlos Ferraci
Viaduto Alcântara Machado
Viaduto Brigadeiro Luiz Antônio
Viaduto Gal. Euclides Figueiredo
Viaduto Gal. Marcondes Salgado
Viaduto Gal. Milton Tavares de Souza
Viaduto Jabaquara
Viaduto João Julião C. Aguiar
Viaduto Major Quedinho
Viaduto Paraiso
Viaduto Pedro de Toledo
Viaduto Washington Luiz
Viaduto Grande SP
Viaduto Gazeta do Ipiranga
Complexo Mackenzie