Uma rocha das encostas do cânion do Lago de Furnas, em Capitólio (MG) desabou sobre lanchas de turistas no sábado 8. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o acidente deixou ao menos oito mortos e dezenas de feridos.
Bombeiros dos quartéis da região e do Batalhão de Operações Aéreas, além de mergulhadores se deslocaram até o local. O deslizamento ocorreu por volta das 12h30 no condomínio Escarpas do Lago, perto dos município de São Roque de Minas, Piumhi e São Roque de Minas.
Em entrevista coletiva na tarde deste sábado, o coronel Edgard Estevo, comandante do Corpo de Bombeiros de MG, informou que as buscas com mergulhadores durará até o início da noite, por motivos de segurança.
Os corpos das vítimas fatais ainda não foram identificados e os Bombeiros ainda buscam dois desaparecidos.
Circularam nas redes sociais imagens do momento em que a rocha se soltou e atingiu duas lanchas em cheio. Segundo os Bombeiros, outras duas embarcações foram atingidas de forma indireta.
Se alguém tiver indo para os Canyons de Capitólio/Furnas tomem muito cuidado, as rochas estão frágeis pelo volume de chuva. Infelizmente desse acidente tivemos vitimas pic.twitter.com/FwHAfhZvfJ
— Laura ˢᶜᶜᵖ (@whoth4t_) January 8, 2022
Ainda segundo os Bombeiros de MG, 27 vítimas foram atendidas e liberadas (23 na Santa Casa de Capitólio e quatro na Santa Casa de São José da Barra) e quatro seguem hospitalizadas, duas na Santa Casa de Piumhi, com fraturas expostas, e duas na Santa Casa de Passos, ambas com quadro estável.
ACIDENTE EM CAPITÓLIO, MG: por outro ângulo, novas imagens mostram a queda do paredão no cânion e o desespero dos turistas que estavam no local para fugir e se salvar. pic.twitter.com/eOrCyvm1ui
— nico no #BBB22 📺 (@niconatv) January 8, 2022
Um vídeo postado por Jair Bolsonaro mostra que outros turistas tentaram alertar aqueles posicionados nas lanchas mais próximas aos cânions sobre o risco de desabamento. O presidente tratou o ocorrido como “lamentável desastre” e exaltou os trabalhos de socorro da Marinha.
– Momentos antes da tragédia. pic.twitter.com/OcoGaVj63Q
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) January 8, 2022
Em nota, a Marinha informou que abrirá um inquérito para apurar as causas do acidente. Confira a nota na íntegra:
A Marinha do Brasil informa que tomou conhecimento de um acidente, no fim da manhã de hoje, após deslizamento de rochedo atingir embarcações que navegavam a região dos cânions, em Capitólio-MG. A DelFurnas deslocou, imediatamente, equipes de Busca e Salvamento (SAR) para o local, integrantes da Operação Verão ora em andamento, a fim de prestar o apoio necessário às tripulações envolvidas no acidente, no transporte de feridos para a Santa Casa de Capitólio, e no auxílio aos outros órgãos atuando no local. Um inquérito será instaurado para apurar causas, circunstâncias do acidente/fato ocorrido.