Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

OAB vai ao STF contra multa para quem usar VPN para acessar o X

Ordem dos Advogados do Brasil diz que sanções só podem ocorrer 'após assegurados o contraditório e a ampla defesa – jamais de forma prévia e sumária'

Por Da Redação 30 ago 2024, 22h04

O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Beto Simonetti, afirmou nesta sexta-feira, 30, que a organização vai apresentar petição ao Supremo Tribunal Federal (STF) solicitando a “revisão ou o esclarecimento” do trecho da decisão do ministro Alexandre de Moraes que determina multa de 50 mil reais a quem usar VPN para acessar o X (antigo Twitter).

“A aplicação de multa ou de qualquer sanção só pode ocorrer após assegurados o contraditório e a ampla defesa – jamais de forma prévia e sumária”, diz a nota divulgada pela OAB. “Nenhum empresário ou empresa está acima da lei no Brasil. Por isso, defendemos a independência e a autonomia do Judiciário para proferir as decisões e adotar as medidas necessárias para coibir qualquer excesso. É preciso, no entanto, que as medidas ocorram dentro dos limites constitucionais e legais, asseguradas as liberdades individuais.”

Na decisão de Moraes que determinou o bloqueio do X no Brasil, o ministro estipulou multa para quem usar ferramentas de VPN para acessar a rede social. O despacho também vetava os aplicativos de lojas da Apple e Google, mas mais tarde o ministro recuou nessa questão.

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.