Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

“Não é preciso escolher entre meio ambiente e economia”, diz Biden na Amazônia

Presidente dos Estados Unidos visitou a floresta em Manaus, anunciou pacote de medidas para preservação e lançou indireta a Donald Trump

Por Simone Blanes Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 18 nov 2024, 09h31 - Publicado em 17 nov 2024, 21h02
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Após passar pouco mais de quatro horas em Manaus, neste domingo, 17, Joe Biden discursou no Museu da Amazônia (Musa). O presidente americano iniciou sua fala citando Chico Mendes, ambientalista e seringueiro assassinado em 1988, em Xapuri (AC), conhecido internacionalmente pela luta por preservar a floresta.

    “No final dos anos 1980, Chico Mendes, um seringueiro brasileiro que se tornou ativista ambiental, disse o seguinte: ‘A princípio, pensei que estava lutando para salvar os seringais. Então, pensei que estava lutando para salvar a floresta amazônica. Agora, vi que estava lutando pela humanidade’”, disse, anunciando, em seguida, as medidas tomadas pelo governo americano para a preservação da Amazônia, incluindo o aporte de 50 milhões de dólares (289,5 milhões de reais) no Fundo Amazônia.

    “Não é uma escolha”

    Biden também falou sobre a importância da Amazônia para minimizar as mudanças climáticas. “Não é preciso fazer uma escolha entre economia e meio ambiente. Alguns podem tentar negar ou atrasar a revolução de energia limpa que está em curso na América. Mas ninguém, ninguém pode reverter isso”, disse ele, acrescentando que deixa “uma base sólida ao meu sucessor e país para construir, se assim decidirem”, completou, lançando uma indireta a Donald Trump, presidente eleito dos Estados Unidos, que assume o cargo em janeiro e defende a exploração de combustíveis fósseis.

    Ele ainda disse que seu governo cumpriu a meta de elevar o financiamento climático internacional dos Estados Unidos, alcançando mais de 11 bilhões de dólares anuais em ações de proteção ao meio ambiente em todo o mundo. Assim, instaurou no calendário oficial dos Estados Unidos o dia 17 de novembro como o Dia Internacional da Conservação e reiterou seu apoio ao plano do governo Lula para a criação do Fundo Florestas Tropicais Para Sempre (TFFF, na sigla em inglês) .

    Continua após a publicidade

    É a primeira vez que um presidente americano em exercício visita a Amazônia – Biden esteve com líderes e pesquisadores na floresta, antes de seguir para o Rio de Janeiro, onde participa das reuniões da cúpula do G20 nesta segunda-feira, 18, e na terça, 19.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.