Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Ministério da Justiça dá cinco dias para Meta explicar uso de dados em IA

Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) notificou o conglomerado responsável por WhatsApp, Instagram, Facebook, Messenger e Threads

Por Da Redação Atualizado em 2 jul 2024, 22h17 - Publicado em 2 jul 2024, 21h18
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), deu prazo de cinco dias para que a Meta, dona das plataformas WhatsApp, Instagram, Facebook, Messenger e Threads, explique o uso de dados pessoais de brasileiros para treinar sua inteligência artificial (IA). Mais cedo nesta terça, a Agência Nacional de Proteção de Dados (ANPD) determinou que a empresa suspendesse o uso de dados de brasileiros para esse fim.

    A Senacon quer saber, entre outros pontos, os propósitos do uso de dados de brasileiros para treinamento da IA, o impacto desse treinamento nos usuários das redes e se há um canal de atendimento que facilite o exercício dos direitos dos consumidores. A empresa também deverá comprovar que sua política de privacidade está de acordo com o exigido para o uso de dados.

    Em nota, a secretaria sustenta que a prática da Meta “desrespeita a soberania legislativa do Brasil e pode resultar em um processo sancionatório”. A Senacon afirma que “questiona a legalidade da ação e levanta preocupações sobre o uso do legítimo interesse como justificativa para o tratamento de dados, a ausência de uma finalidade específica, práticas manipulativas que dificultam o exercício dos direitos dos consumidores e a falta de informações adequadas”.

    De acordo com a secretaria, são aplicáveis o Código de Defesa do Consumidor (CDC) e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) nesse caso.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.