O vigia Damião Soares dos Santos, que ateou fogo a seu próprio corpo e a crianças no Centro Municipal de Educação Infantil Gente Inocente, em Janaúba, norte de Minas Gerais (560 km de Belo Horizonte), morreu no hospital – onde deu entrada pela manhã em estado grave – segundo informações do Corpo de Bombeiros. De acordo com a polícia, Damião tinha problemas mentais. Ao todo, quatro crianças morreram e 40 pessoas ficaram feridas, nove em estado grave.
Luto
Em nota, a assessoria de imprensa do governador de Minas Gerais informou que “Fernando Pimentel [PT] decretou luto oficial de três dias no estado em razão da tragédia ocorrida nesta quinta-feira, 05, no município de Janaúba”. Pimentel está no local e acompanha os trabalhos socorristas.
O resgate das vítimas mobilizou todas as forças de Saúde Pública e de Segurança do Estado- Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil. A prefeitura e o governo trabalham juntos em um posto emergencial instalado no local para dar assistência aos feridos.
A assessoria da Prefeitura de Janaúba afirmou que está disponibilizando todo o suporte para as famílias das vítimas e que na sexta-feira, às 6 horas da manhã, um ônibus partirá da rodoviária local e levará os moradores até o Hemocentro Regional de Montes Claros, cidade vizinha, para alimentar o banco de sangue do local e ajudar no socorro às vítimas.
Presidente
Em sua conta no Twitter, o presidente Michel Temer (PMDB) mostrou consternação pelo ocorrido. “Lamento imensamente essa tragédia com as crianças em Janaúba (MG). Quero expressar a minha solidariedade às famílias”, escreveu. “Eu, que sou pai, imagino que esta deve ser uma perda muitíssimo dolorosa. Esperamos que essas coisas não se repitam no Brasil.”