Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Lula: ‘A guerra contra nós vai ser muito grande’

Lula falou por pouco mais de um minuto em evento no Theatro Municipal do Rio de Janeiro e pediu desculpa por precisar poupar a voz

Por Maiá Menezes Atualizado em 24 mar 2023, 08h21 - Publicado em 23 mar 2023, 22h53
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Depois de um dia intenso, em que fez declarações polêmicas sobre economia e contra o senador Sergio Moro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva usou o microfone do Theatro Municipal do Rio de Janeiro — lotado de artistas e militantes na noite desta quinta-feira, 23 — para se desculpar porque precisava poupar a voz. Lula assinou, junto com a ministra da Cultura, Margareth Menezes, o novo decreto que garante subvenções de 1 bilhão de reais ao setor cultural. Ainda assim, o presidente provocou o antecessor, Jair Bolsonaro, no discurso de pouco mais de um minuto e meio.

    “Estou rouco, peço desculpas porque sempre falo, mas tenho que embarcar para a China sábado de manhã e eu preciso estar com a garganta boa para conversar com (o presidente) Xi Jinping. Só quero dizer: que ninguém nunca mais ouse desmontar a cultura do povo brasileiro. Eu quero que vocês ajudem. A guerra em defesa da Cultura e contra nós vai ser muito grande. Vão dizer que a mamata voltou, que a farra voltou. Mas dessa vez vocês não devem ficar quietos, a gente não pode permitir que a pauta de costumes possa derrotar a política cultural deste país”, declarou o petista.

    Já a ministra Margareth Menezes, em discurso mais longo, usou tom emocional para falar do que classificou como retomada da Cultura no país.

    “O Ministério da Cultura voltou. Quem não valoriza a cultura, não valoriza a democracia. Aos que nos quiseram mortos, sobrevivemos”, declarou.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.