Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Jovens fortalecem a cultura da doação no Brasil, revela estudo

Novas gerações estão mais engajadas com causas sociais e com o trabalho voluntário; três em cada quatro pessoas com 25 a 34 anos estão nesse grupo

Por Marcelo Sakate Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 4 jun 2024, 16h01 - Publicado em 6 fev 2019, 09h15
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O rompimento da barragem da Vale em Brumadinho mostrou mais uma vez a capacidade de mobilização da população brasileira para fazer doações para vítimas de tragédias, a ponto de a Defesa Civil de Minas Gerais ter anunciado no último fim de semana que não havia mais espaço para armazenar alimentos e roupas. Mas a doação regular para causas sociais não é um hábito tão disseminado. A boa notícia é que as novas gerações mostram um engajamento maior do que as anteriores para que essas práticas se tornem mais frequentes. É o que revela o estudo “Um Retrato da Doação no Brasil”, divulgado pelo Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (Idis) nesta quarta-feira.

    Sete em cada dez brasileiros (o equivalente a 70% do total) fizeram ao menos uma doação no período de um ano entre agosto de 2017 e julho de 2018, revela o estudo, que faz parte de uma série mundial liderada pela organização inglesa Charities Aid Foundation (CAF, ou Fundação de Auxílio às Instituições de Caridade). Mas, quando a pergunta foi referente a doações realizadas nas últimas quatro semanas, esse índice caiu para 40% da população.

    Na faixa de quem tem de 25 anos a 34 anos de idade, o percentual de doações sobe para 75% dos entrevistados, enquanto no grupo de quem está com mais de 55 anos a fatia de doadores é mais baixa, de 64%. O trabalho voluntário para organizações sociais é mais frequente (51% dos entrevistados) também entre os mais jovens (na faixa de 18 a 24 anos de idade), acima da média de 43% de toda a população, segundo a pesquisa.

    “O que nos deixa mais entusiasmados é perceber que as novas gerações são mais engajadas em comportamentos solidários, tais como doação e voluntariado”, afirma Paula Fabiani, diretora-presidente do Idis.

    O estudo revela ainda que houve uma queda de 20% no valor médio doado nos últimos doze meses, abaixo dos 250 reais referentes ao ano anterior. Mas as causas e as razões permanecem as mesmas: causas ligadas a organizações religiosas (52% do total), a crianças (38%) e à pobreza (31%) são as mais comuns. Por outro lado, as duas razões mais apontadas para justificar o ato de doação são “porque faz com que eu me sinta bem” (citada por 50% dos entrevistados) e “porque me preocupo com a causa” (citada por 42%).

    Continua após a publicidade

    O dado inclui doações em dinheiro para organizações sociais, religiosas e diretamente para pessoas que necessitaram de ajuda. Tem, portanto, uma metodologia diferente da que é adotada no ranking de países conhecido como “Índice da Solidariedade”, elaborado pela CAF com o apoio do Idis.

    Com o objetivo de fomentar a cultura da doação no país, o Idis lançou a campanha “Descubra a sua Causa”, em que, a partir das respostas a um questionário virtual, é possível descobrir o perfil de doador de cada pessoa. O teste está disponível no site www.descubrasuacausa.net.br

     

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.