Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Internado na UTI, cacique Raoni tem alta médica adiada

Líder indígena se recupera de um quadro de desidratação e de uma hemorragia abdominal

Por Mariana Zylberkan Atualizado em 22 jul 2020, 19h03 - Publicado em 22 jul 2020, 18h50
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Internado desde a última quinta-feira, 16, o líder indígena cacique Raoni teve a alta médica adiada nesta quarta-feira, 22, após intercorrência no tratamento com antibióticos usados para tratar uma hemorragia abdominal. Em vez de sexta-feira, como estava programado, ele deve deixar o hospital em Sinop (MT) no próximo domingo.

    O líder indígena recebeu uma mensagem do Papa Francisco que lhe desejou melhoras. O recado foi dado pessoalmente pelo bispo de Sinop, Dom Canísio Klaus, que o visitou no hospital.

    ASSINE VEJA

    Crise da desigualdade social: a busca pelo equilíbrio
    Crise da desigualdade social: a busca pelo equilíbrio Leia nesta edição: Como a pandemia ampliou o abismo entre ricos e pobres no Brasil. E mais: entrevista exclusiva com Pazuello, ministro interino da Saúde ()
    Clique e Assine

    Raoni foi hospitalizado após apresentar fraqueza, falta de ar e complicações gastrointestinais. Os sintomas apareceram em função de um quadro de depressão causado pela morte de sua esposa, Bekwyjkà Metukire, no dia 23 de junho após sofrer um AVC (acidente vascular cerebral). Raoni passou a ter dificuldades para se alimentar. Eles estavam juntos há pelo menos oito décadas e tiveram oito filhos. No domingo 19, ele foi transferido de hospital no município de Colíder, onde estava sendo tratado, para a UTI de um endereço particular na cidade de Sinop. De acordo com pessoas próximas, o sangramento da úlcera gástrica foi controlado e ele passou por exame de ressonância magnética, que não apontou alterações. Foi descartada também infecção pelo coronavírus.

    Continua após a publicidade

    Principal representante da defesa dos direitos indígenas, o cacique Raoni participou ativamente da Assembleia Constituinte, em 1988, manteve encontros constantes com líderes mundiais para tratar do assunto nas últimas décadas e, mais recentemente, foi alvo de uma campanha internacional para ser um dos indicados a concorrer o Prêmio Nobel da Paz.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.