Um incêndio de grandes proporções atinge o Parque Nacional de Brasília desde o fim da manhã deste domingo, 15. De acordo com o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, ainda não é possível estimar a área afetada. A corporação, no entanto, confirmou que o incêndio é de grande porte.
A ocorrência foi recebida pelos bombeiros pouco antes do meio-dia. Sete caminhões e uma aeronave estão sendo usadas no combate às chamas.Imagens divulgadas nas redes sociais mostram a fumaça vista de longe. Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o fogo começou no limite do parque com a Granja do Torto, mas as chamas não ameaçaram a residência oficial da Presidência da República no local.
A origem do fogo não está clara, segundo os bombeiros, mas o presidente do ICMBio, Mauro Pires, afirmou que há indícios de crime. “A causa do incêndio é sem dúvida criminosa. Começou na divisa da Granja do Torto e adentrou ao parque”, declarou à Folha de S.Paulo.
O parque nacional é uma unidade de conservação localizada a poucos quilômetros do centro de Brasília, e recebe centenas de turistas. O último grande incêndio no local foi registrado em 2022. Na ocasião, o fogo consumiu 7,7 mil hectares, o equivalente a 20% da área. As chamas chegaram perto do reservatório de Santa Maria, o segundo maior do Distrito Federal e que abastece o Plano Piloto.
Há uma semana, a Floresta Nacional de Brasília (Flona) também foi tomada pelo fogo — o pior incêndio no local nos últimos dez anos, segundo o ICMBio. As chamas consumiram 2.586 hectares em cinco dias, equivalente a 45,85% da unidade de conservação.
*Com Agência Brasil