Companhias aéreas brasileiras que têm a Argentina como destino cancelaram diversos voos programados para a próxima quarta-feira, dia 24, por conta da greve geral no país convocada pela Confederação Geral do Trabalho (CGT) em dezembro, após o novo presidente, Javier Milei, anunciar uma série de reformas trabalhistas e econômicas.
Entre elas está a GOL e a LATAM. As duas empresas cancelaram mais de 30 voos de ida e volta ao país vizinho.
A GOL emitiu um comunicado com orientações para os passageiros que tiveram seus voos cancelados, justificando a ação como “necessária, pois a paralisação afetará toda a atividade aeroportuária nas cidades em que a companhia opera (Buenos Aires, Córdoba, Mendoza e Rosário), impossibilitando a realização dos voos.”
Já a Latam se posicionou em nota, alegando “possíveis cancelamentos” nos voos de ida e volta entre Brasil e Argentina neste dia. Antes e depois da data, segundo as operadoras, estarão operando normalmente. A Azul não opera na Argentina.
O Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, diz que vai operar normalmente e para informações sobre os voos, orienta aos passageiros que procurem diretamente as companhias aéreas.
Orientações das Companhias
GOL
A GOL informou que cancelou seus voos de ou para aeroportos da Argentina no dia 24 de janeiro e que seus passageiros terão os voos remarcados para outras datas sem custos ou poderão pedir o reembolso integral. Segundo a companhia aérea, os clientes com bilhetes marcados para o dia 24 de janeiro estão recebendo uma comunicação por e-mail e SMS, de acordo com os dados informados no ato da compra, e “podem já realizar a autogestão de seus bilhetes nos Canais Digitais da GOL.”
A empresa disse também que criou operações extras para os dias 25 e 26 de janeiro, datas que vai operar normalmente e que, em caso de dúvidas, os clientes podem entrar em contato com a Central de Relacionamento da companhia pelo número 0300 115 2121 no Brasil, e pelo número +55 11 3471 2973 na Argentina, com atendimento em espanhol das 8h às 20h. No caso das passagens serem de agências de viagem, a GOL orienta que os passageiros entre em contato com os representantes.
LATAM
A LATAM não afirmou o cancelamento dos voos, mas advertiu para essa possibilidade, informando que os clientes com passagens para o dia 24 de janeiro podem alterar a data do voo sem multa (tanto ida quanto volta) para uma nova data de viagem até 15 dias após a data original ou solicitar o reembolso integral e sem multa para os bilhetes não usados. A empresa disse ainda que os passageiros consultem e confirmem periodicamente o status dos voos no site da companhia aérea.