Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Denúncias por violência doméstica aumentam 36% em um ano

Desempenho foi maior do que o esperado pela Ouvidora Nacional de Direitos Humanos; casos foram denunciados através do Ligue 180

Por Jana Sampaio Atualizado em 26 mar 2021, 08h32 - Publicado em 30 Maio 2020, 14h53
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Violência doméstica contra mulher
    Violência doméstica contra mulher (iStock/Getty Images)

    Os casos de violência doméstica neste ano cresceram 36% em comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados foram compilados pela Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos através das denúncias registradas no Ligue 180. O desempenho surpreendeu negativamente o ouvidor nacional de Direitos Humanos, Fernando César Pereira Ferreira. “Com o fenômeno da covid-19, desde março observamos que o número de casos disparou. Provavelmente em razão do confinamento”, disse.

    Segundo a ouvidoria, as denúncias haviam diminuído 4,5% em janeiro deste ano, mas a partir do mês seguinte o índice voltou a aumentar. Em fevereiro houve um aumento de 15,6% das notificações em relação ao mesmo mês de 2019. A tendência se manteve em março, quando o novo coronavírus chegou ao país. Segundo especialistas, a quarentena, que visava conter a disseminação da doença, pode ter contribuído para o aumento da violência doméstica contra mulheres, uma vez que elas estão se veem forçadas a passar mais tempo junto a seus agressores.

    Há algumas semanas, a ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, disse que, a partir da experiência internacional, o ministério e o governo federal reorganizariam serviços para manter o atendimento durante à crise sanitária. “Estamos atuando de forma efetiva. Nossa ação de contingenciamento e de combate à pandemia, especificamente na ações de prevenção à violência doméstica [conta com] inúmeras ações que já estão sendo feitas. O dia a dia vem demonstrando para todo mundo que a violência contra as mulheres é crescente no Brasil”, afirmou a ministra.

    Com Agência Brasil

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    3 meses por 12,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.