Brasil quer ‘liderar pelo exemplo’ na causa ambiental, diz Marina Silva
Em live de VEJA, ministra fala da política ambiental do governo Lula e da polêmica sobre exploração de petróleo no Amazonas
A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, participou da edição da semana da live de Os Três Poderes, programa em vídeo com análises sobre os principais fatos da semana. A exploração de petróleo no Amazonas e os desafios da política ambiental do governo Lula foram alguns dos temas da conversa com os colunistas Matheus Leitão, Robson Bonin e Ricardo Rangel. A live foi apresentada pelo editor José Benedito da Silva. Assista:
Na live, a ministra afirmou que existe ‘clima de diálogo’ com o Congresso para a discussão de pautas ambientais e que o Brasil quer “liderar pelo exemplo” no tema. “O país está para o século XXI como os Estados Unidos estavam para o século XX. Nós podemos dar um grande salto (com a transição ecológica), criando um novo ciclo de prosperidade”, afirmou. Sobre a disputa pela exploração de petróleo na Amazônia, a ex-senadora afirmou que “a decisão não é do ministério”.
Os desdobramentos do ataque brutal a três médicos em um quiosque na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, também entraram na pauta do programa. Os médicos estavam no Rio para participar de um congresso de ortopedia. Entre as vítimas estava Diego Ralf Bomfim, irmão da deputada Sâmia Bomfim (PSOL-SP). Uma das principais linhas de investigação é que um dos médicos mortos, Perseu Ribeiro Almeida, teria sido confundido com o miliciano Taillon Alcântara. O único sobrevivente do ataque, o ortopedista Daniel Sonnewend Proença, foi transferido de hospital e tem o quadro de saúde estável. O caso impõe ainda mais pressão sobre a política de segurança do ministro Flávio Dino, que tenta dar respostas à onda de violência no país.