Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

BNDES lançará edital de R$ 25 mi para projetos de segurança em museus

Governo também vai editar nos próximos dias uma medida provisória para repassar recursos a instituições culturais sem restrições orçamentárias

Por Agência Brasil Atualizado em 4 set 2018, 16h07 - Publicado em 4 set 2018, 15h03
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Funcionários do Museu Nacional tentam salvas parte do acervo e equipamentos de incêndio - 03/09/2018  (Fernando Souza/AdUFRJ/Divulgação)

    O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) vai lançar um edital de 25 milhões de reais para financiar projetos executivos de segurança e prevenção de incêndios e modernização de instalações em museus. O anúncio foi feito nesta terça-feira 4, após reunião no Palácio do Planalto para discutir o incêndio que destruiu o Museu Nacional no domingo.

    Segundo o presidente do BNDES, Dyogo Oliveira, que se reuniu com o presidente Michel Temer, ministros e secretários, as instituições ligadas ao patrimônio cultural do país poderão apresentar propostas e solicitar parte da verba. O edital deve ser publicado até o fim deste mês.

    O governo também vai editar nos próximos dias uma medida provisória com a lei dos Fundos Patrimoniais. A meta é repassar recursos a museus sem restrições orçamentárias. Uma reunião para esboçar o texto dessa MP foi marcada para esta quinta-feira.

    “Ele é importante para que, ao mobilizar recursos, as instituições tenham condição de receber — sem limitação orçamentária — com gestão moderna. Com a MP, podem criar o fundo patrimonial, e os recursos serem colocados no fundo desde já. Isso será importante para o Museu Nacional e outras instituições”, explicou o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha.

    Com a MP, um fundo específico para ao Museu Nacional deve ser criado para receber recursos destinados à reconstrução.

    O governo reafirmou nesta terça-feira que será criado um comitê gestor para coordenar o processo de reconstrução do Museu Nacional. O grupo será formado pelos ministérios da Educação, Cultura, Relações Exteriores e Casa Civil, além de bancos públicos. “Vamos buscar a participação da sociedade civil e do setor privado”, disse Padilha.

    Nesta segunda-feira, o governo anunciou a liberação de 10 milhões de reais para reformas emergenciais no Museu Nacional. O montante será repassado pelo Ministério da Educação (MEC) para a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), responsável pelo museu, e busca garantir a preservação da estrutura da construção.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    3 meses por 12,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.