Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

José Casado

Por José Casado Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Informação e análise
Continua após publicidade

A prioridade de Bolsonaro, observada pelas janelas do Supremo

Para ministros, há 32 meses a prioridade do presidente da República tem sido a mesma das suas três décadas na política — a proteção da parentela

Por José Casado Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 4 set 2021, 13h58 - Publicado em 4 set 2021, 10h00

Observada pelas janelas do Supremo Tribunal Federal, a paisagem do governo Jair Bolsonaro tem visão consensual: há 32 meses a prioridade do presidente da República tem sido a mesma das suas três décadas na política — a proteção da parentela.

A ofensiva de Bolsonaro contra o Supremo nesse período, acham ministros, tem raízes numa peculiar forma de ver — e utilizar — o Estado como abrigo de parentes. Num exemplo, o Ministério Público sintetizou esse antigo vício político em planilha com mais de uma centena de pessoas com parentesco ou relação familiar em transito pelos gabinetes parlamentares do clã Bolsonaro nas últimas três décadas.

A cada avanço de um dos inquéritos em que estão envolvidos os filhos, o presidente amplia a ofensiva. Como no Supremo boa parte desses casos estão na mesa do juiz Alexandre de Moraes, ele se tornou alvo preferencial de comícios como os programados para o próximo dia 7. Há uma motivação extra: em agosto de 2022, Moraes assume o Tribunal Superior Eleitoral, e vai presidir a eleição da qual Bolsonaro planeja sair reeleito.

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.