Rosely Sayão: ‘Para a criança ser erotizada, basta sair de casa’
A psicóloga Rosely Sayão explica aos pais as etapas que as crianças e pré-adolescentes enfrentam com a sexualidade
No ‘Família’ desta semana, Rosely Sayão responde a pergunta enviada pela Luciana, de Bauru, em São Paulo. Ela deseja saber como deve conversar com sua filha de 11 anos sobre sexualidade. A leitora conta que aprendeu sobre o tema com as amigas na época de escola e agora não sabe se deve falar sobre esse assunto com sua filha.
Rosely explica que as crianças passam por um processo de sexualidade durante a primeira infância, mas que “desaparece” no momento que elas entram na vida escolar. “O que acontece é que a sexualidade cede espaço para a curiosidade dos filhos durante esse período escolar”, afirma.
No entanto, a psicóloga conta que as crianças começaram a ficar íntimas do mundo adulto precocemente e, por conta deste processo, as crianças entram na pré-adolescente com a sexualidade ainda muito aflorada. “Isso é um fenômeno recente, já que nos dias atuais o mundo tem muito mais erotismo do que antigamente”, exemplifica. “É preciso entender o que ela já viram, ouviram e entendem sobre sexo e tentar integrar tudo com a moral que cada família adota”.
Quer mandar sua dúvida para a psicóloga Rosely Sayão? Acesse: https://abr.ai/Sayao