Rosely Sayão: Como lidar com o ciúme entre os filhos?
A psicóloga Rosely Sayão dá dicas para os pais que enfrentam conflitos entre os filhos
No programa desta semana, a psicóloga Rosely Sayão responde a dúvida da Taciana, de Betim (MG), sobre a relação de seus dois filhos, o mais velho de 12 anos e a caçula de 3. Ela deseja saber “o que fazer com o ciúmes que há entre os irmãos”.
Rosely diz que, independente da diferença de idade, a relação fraternal é difícil porque “todos querem a mesma coisa”. “ Os filhos disputam os pais, a casa, o espaço e é por isso que eles brigam tanto”, afirma.
A psicóloga explica que acontece um processo natural do segundo filho ‘substituir’ a atenção principal – o que deixa o primogênito confuso, já que por muito tempo ele tinha os pais somente para ele. Porém, a psicóloga esclarece que a tese do ‘tempo roubado’ é apenas uma ilusão. “ A criança tem a ilusão de que se não há outra criança em casa não tem com quem dividir a atenção. Mas eles já dividem com a própria vida pessoal dos pais”.
Rosely aconselha a família a apostar no bom humor para que os filhos mais velhos adquiram paciência. Além disso, a psicóloga indica aos pais a estabelecer o respeito entre os filhos, criando um limite para que eles não ultrapassem nas brigas e discussões.
Quer mandar sua dúvida para a psicóloga Rosely Sayão? Acesse: https://abr.ai/Sayao