Como convencer as crianças a cuidarem da higiene pessoal?
Segundo a psicóloga Rosely Sayão, ensinar o conceito do autocuidado é mais importante do que seguir diariamente as regras de higiene pessoal
A psicóloga Rosely Sayão recebeu, nesta semana, uma pergunta da paulistana Beatriz Corregiari, mãe de um menino de 3 anos, que está preocupada com a higiene pessoal do filho, que não a deixa escovar os seus dentes. Segundo Beatriz, ou ela força o pequeno ou precisa recorrer à chantagem: guarda os brinquedos até que ele ceda. A psicóloga explica que é difícil convencer as crianças dessa idade a escovar os dentes porque elas não entendem a concepção de higiene pessoal. “É uma obrigação que eles têm de cumprir sem saber por quê”, diz Rosely.
Por isso, segundo a psicóloga, mais importante do que a higiene da criança ser impecável, é ela aprender o conceito de autocuidado. “O princípio da higiene ligado ao conceito de saúde é mais importante que a regra de todo o dia. Não tem problema em quebrar um princípio”.
Mas, para conseguir cuidar da higiene dos pequenos, Rosely aconselha os pais a derem “um caráter lúdico” aos atos de limpeza pessoal para tornar a situação agradável aos filhos.
Quer mandar sua dúvida para a psicóloga Rosely Sayão? Acesse: https://abr.ai/Sayao.