Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Como fica a Lava Jato após o vazamento das conversas de Moro?

Especialista explica a necessidade de separar personagens e Operação

Por Da Redação Atualizado em 14 jun 2019, 18h22 - Publicado em 14 jun 2019, 18h16

Uma série de mensagens divulgadas pelo site The Intercept Brasil mostra que o ex-juiz federal Sergio Moro, hoje ministro da Justiça do governo Bolsonaro, orientou ações do Ministério Público Federal no âmbito da operação Lava Jato. Os diálogos no aplicativo Telegram foram obtidos, segundo o site, por uma fonte anônima que compartilhou o material e antes que acontecesse a invasão nos celulares dos envolvidos.

Para o cientista político Rafael Cortez existem três tipos de análise para o tópico do vazamento das mensagens. O primeiro é no plano institucional, uma vez que os diálogos sugerem proximidade entre o órgão que julga e o representante da acusação, o procurador Deltan Dallagnol. Portanto, para o especialista, seria importante que existisse um controle entre os poderes para evitar que o funcionamento das regras básicas da Constituição seja prejudicado. A segunda análise seria relacionada ao governo e a Moro como ministro. A divulgação das conversas daria uma maior liberdade para o presidente Jair Bolsonaro em efetuar mudanças relacionadas ao ex-juiz. “Moro era quase um superstar dentro do governo e ele [Bolsonaro] tinha pouca margem de liberdade para fazer alguma mudança em relação a Moro”, explica Cortez. O terceiro ponto seria a própria imagem de Moro e sua popularidade, que devem ter caído com a polêmica.

 

O especialista explica, no entanto, que é preciso ter “maturidade” para separar os personagens, como Moro e Dallagnol, da Operação Lava Jato, que é grande e ainda possui credibilidade. Seria preciso, no entanto, desassociar as figuras da Operação, que promoveu grandes denúncias de práticas de corrupção.

 

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.