Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

O paciente número 1000

A história de Marco Pereira, o milésimo paciente a ter alta no Hospital de campanha do Pacaembu, que fecha as portas nesta segunda-feira

Por Adriana Dias Lopes e Egberto Nogueira
Atualizado em 29 jun 2020, 13h03 - Publicado em 25 jun 2020, 14h18

Marco Cesar Pereira, de 38 anos, está entre os mais de 600 mil brasileiros recuperados da infecção pelo novo coronavírus. Mas o significado da sua alta hospitalar, estampado na alegria da foto que abre esta reportagem, é um marco na história da infecção: no início do mês, ele se tornou o “paciente número mil” a deixar o Hospital de Campanha do Pacaembu, em São Paulo, uma das maiores referências no atendimento da doença no país.

O número redondo sensibilizou a equipe de médicos e enfermeiros do lugar, que, por instantes suspendeu os trabalhos para acompanhar em grande festa a saída de Marcos pelos portões. Três semanas se passaram e o Hospital do Pacaembu sofreu uma reviravolta. Hoje com apenas 17% de ocupação dos leitos (índice que há um mês chegou a 80%), fechará as portas nesta segunda-feira, 29 — a exemplo do que aconteceu no Hospital de Campanha de Manaus, que encerrou as atividades no último 24.

Um olhar mais atento ajuda a mostrar que o fim de dois complexos hospitalares criados especialmente para atender as vítimas do novo coronavírus pode simbolizar o início de uma mudança de ares na dramática pandemia que já acometeu mais de um milhão de brasileiros e liquidou com 53 mil vidas.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.