Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

‘O discurso da guerra cultural é do próprio presidente’, afirma sociólogo

Demétrio Magnoli conclui que “guerra cultural” levada a cabo pelo presidente inviabiliza a presença do ministro Paulo Guedes em sua equipe

Por Da Redação Atualizado em 16 abr 2019, 16h35 - Publicado em 16 abr 2019, 16h23

Entrevistado pelo diretor de redação de VEJA, André Petry, e o diretor editorial de EXAME, André Lahóz Mendonça de Barros, o sociólogo Demétrio Magnoli foi o primeiro participante do Fórum VEJA EXAME – 100 Dias de Governo realizado na última segunda-feira (15). O sociólogo ainda afirmou que a doutrina liberal do ministro Paulo Guedes não se mistura ao nacional-populismo do presidente Jair Bolsonaro.

De acordo com ele, a suspensão do aumento de 5,7% no preço do óleo diesel, vendido pela Petrobras, anunciado pelo governo no fim de semana passado, é prova inequívoca e prática da absoluta inviabilidade do “casamento” – metáfora frequente do presidente – entre ele e o superministro da EconomiaPara ele, não é possível que liberais, como Guedes, unam-se a nacional-populistas, como ele classifica Bolsonaro, por causa da narrativa da guerra cultural adotada pela ala “ideológica” do governo – o próprio presidente e seus filhos incluídos –, que denuncia a união entre “globalistas” e comunistas em uma conspiração de escala mundial.

O sociólogo classifica a aliança como um “pacto profano”, um “Frankenstein”. “É inviável, é óleo e água, a doutrina liberal não se mistura com a nacional-populista. Esse governo é marcado, já marcado, nos 100 dias, por crises permanentes entre nacional-populistas, promotores da guerra cultural, e os liberais”, afirmou Magnoli. “O discurso da guerra cultural não é um discurso que cerca o presidente, que se aproxima do presidente, é um discurso do próprio presidente e seu clã familiar”, ressaltou.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.