‘The Post’: Spielberg mostra a importância da verdade e liberdade
O 'Em Cartaz' dessa semana traz Meryl Streep e Tom Hanks lutando contra o governo americano pelo direito à verdade
Dirigido por Steven Spielberg, ‘The Post: A Guerra Secreta’ chega aos cinemas essa semana e traz um elenco de grandes nomes do mundo cinematográfico, como Meryl Streep e Tom Hanks.
O filme relata um episódio histórico que aconteceu nos Estados Unidos na década de 70, quando o país enfrentava a Guerra do Vietnã. Na época, um estudo encomendado pelo Secretário de Estado apontava uma derrota dos Estados Unidos para o Vietnã. Os documentos foram vazados para a imprensa americana e o presidente Richard Nixon tentava ao máximo para que os arquivos secretos de guerra não fossem publicados pelo The New York Times. Estes documentos ficaram conhecidos como o episódio Pentagon Papers.
O foco do longa é a redação do Washington Post e como seu editor-chefe Ben Bradlee (Tom Hanks), a proprietária do jornal, Kay Graham (Meryl Streep) e a redação correm contra o tempo para que o Times não fosse o único jornal a dar o furo dos documentos.
O filme não somente aborda a pressão do governo para que os documentos não fossem publicados, mas também foca no empoderamento feminino, mostrando a posição importante de Graham, que quebra o papel que a mulher tradicional precisava cumprir nos anos 70 e se torna uma dona de jornal responsável por grandes decisões.