Primeira scooter híbrida chega ao mercado em fevereiro
Modelo fabricado pela japonesa Yamaha é silenciosa, tem mais força e faz 49 quilômetros com 1 litro

Com um mercado muito aquecido – mais de 1,8 milhão de unidades emplacadas em 2024–, a scooter é a segunda categoria mais procurada pelos brasileiros de acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores. Com um design nostálgico, que faz lembrar as ruas de Roma, o modelo elétrico anterior tinha resolvido a questão da poluição e do barulho chato, comum a todas as motos de baixa cilindradas, mas a baixa potência ainda era um entrave para a moto. O problema parece ter sido resolvida como o novo modelo que a Yamaha vai lançar em fevereiro no mercado: a Yamaha Fluo híbrida é a primeira scooter híbrida do mercado.
O pulo do gato é o sistema de assistência elétrica de 12 V, batizada de power assist. A moto tem um sistema de combustão que auxilia o motor elétrico no momento da partida e quando o veículo é mais exigido, seja pelo excesso de peso ou em trajetos que precisam de maior potência do motor, como uma subida íngreme. Há também o aumento do torque. Isso acontece graças a uma assistência eletrônica, que monitora sempre que o motor de 125 cm³ precisa de uma forcinha a mais, que aciona o motor elétrico paralelo por três segundos. O fabricante promete um consumo de 1 litro a cada 49,3 quilômetros rodados. O motor a combustão tem válvulas simples e sistema de refrigeração, além do confortável câmbio automático, que as mulheres adoram.ado
Layout renovado
O design mudou um pouco também. O modelo vem com novo painel, saída para USB, fundamental para recarregar o celular, um gancho para carregar sacolas de até 1 kg, iluminação de LED e compartimento para guardar pertences. Em baixo do banco, tem espaço para levar um capacete sobressalente ou guardar o do motorista precisa deixar o veículo. O veículo chega ao mercado nas cores azul, preto e branco metálico e vermelho sólido.
Leia
+ https://preprod.veja.abril.com.br/noticias-sobre/motos#google_vignette