Parceria do governo e setor de games quer incentivar empreendedorismo feminino
Projeto Brazil Games também expande o atendimento a um número ainda maior de empresas e estúdios nacionais

Com a renovação da parceria estratégica entre a Associação Brasileira dos Desenvolvedores de Jogos Digitais (Abragames) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (ApexBrasil) para o biênio 2025-2026, o Projeto Brazil Games expande o atendimento a um número ainda maior de empresas e estúdios nacionais. Uma das novidades é a inclusão de um novo pilar de capacitação, que complementará as ações tradicionais de promoção comercial. Entre as metas para este biênio, destacam-se promover narrativas que dão visibilidade à cultura brasileira em suas diversas formas e regiões, incluindo o Norte e Nordeste e incentivar o empreendedorismo feminino no setor de jogos digitais.
Além disso, o convênio prevê a criação da Aceleradora Internacional da Indústria de Games. Essa aceleradora terá como objetivo principal auxiliar novos estúdios a desenvolverem projetos e modelos de negócios sustentáveis, desde a concepção dos jogos até as estratégias de marketing e distribuição internacional. A ideia é estimular a criação de parcerias e negócios com empresas do exterior, colocando os produtos brasileiros em destaque no mercado global.
Para o próximo biênio, a Abragames e a ApexBrasil planejam ações em novos mercados internacionais, como o Japão, além de outras novidades voltadas para a comunicação digital dos estúdios. Com essa renovação da parceria, espera-se que a indústria brasileira de jogos continue a crescer e se consolidar no cenário internacional, promovendo a cultura e o talento nacional.
Histórico
Essa colaboração, que se iniciou em 2012, tem como principal objetivo apoiar a indústria brasileira de jogos na geração de novos negócios e promover a internacionalização do setor. O projeto setorial de exportação Brazil Games visa fortalecer a indústria de jogos digitais brasileira no mercado global.
Desde a sua criação, o Brazil Games tem apresentado resultados expressivos, com um crescimento de mais de 3500% nas exportações do setor, e apoiou mais de 340 empresas e dois mil empreendedores em suas jornadas de internacionalização. O projeto oferece suporte por meio de ações de promoção comercial, como a participação de delegações brasileiras nos principais eventos internacionais do setor, além de mentorar empresas para que exportem seus produtos de forma eficaz e segura.