Inverno: Revista em casa por 8,98/semana

Já no final, governo Bolsonaro quer ‘humanizar’ revista íntima em presídio

Depen comprará 662 detectores de metal para inspeção corporal e 130 escâneres de raio X para revista de parentes de presos e controle das unidades

Por Hugo Marques Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 5 dez 2022, 13h07

O presidente Jair Bolsonaro nunca escondeu sua aversão a qualquer tipo de benefício para presidiários e, em uma foto com um apresentador de TV no ano passado, chegou a posar com um cartaz com a mensagem “CPF cancelado”, gíria que faz alusão a pessoas mortas normalmente pela polícia ou em confronto de quadrilhas. Faltando pouco mais de 20 dias para o fim do mandato do ex-capitão, o governo anunciou uma medida na direção completamente oposta e pretende ‘humanizar’ a revista íntima em presídios, uma reivindicação antiga de mães, mulheres e filhas de detentos de unidades de todo o país.

O Departamento Penitenciário Nacional (Depen), ligado ao Ministério da Justiça, publicou licitação para adquirir 662 detectores de metal para inspeção corporal e 130 escâneres de inspeção por raio X com túnel de varredura para instalar em presídios. A compra vai ultrapassar a casa dos 50 milhões de reais.

Segundo os editais publicados pelo governo, os detectores de metal irão “atender à exigência nacional de eliminação da revista vexatória em presídios de todo o país, tendo como base a utilização de equipamentos eletrônicos para a inspeção de visitantes, servidores e detentos, tornando a revista eficiente e humanizada”. Muitos presídios ainda adotam a revista corporal para funcionários e visitantes externos, o que não raro causa constrangimento entre mulheres, por exemplo, em visita a companheiros presos.

O levantamento do governo para as aquisições foi feito com base nas especificações de detectores exigidos em inspeções de aeroportos. Antes de adquirir os aparelhos, o Depen fez uma pesquisa para checar a necessidade de cada unidade da Federação e, concluiu que, Minas Gerais, São Paulo e Paraná têm a maior demanda para os equipamentos.

reprodução
Detectores de metal – pesquisa do Depen mostrou a necessidade de cada estado – MJ (Depen/Reprodução)

Além da revista de visitantes, os detectores de metal serão utilizados para o controle interno dos presos que mudam de ambientes dentro de uma mesma unidade, transitando pelas áreas de saúde, oficinas de trabalho ou salas de aula.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

OFERTA RELÂMPAGO

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 2,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$35,88, equivalente a 2,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.