Ferrari anuncia aumento da oferta de veículos elétricos
Fabricante italiana de carros de luxo quer eletrificar 80% de seu cardápio de modelos até 2030
A Ferrari anunciou nesta quinta-feira, 16, que vai ampliar a oferta de carros de luxo elétricos e híbridos até 2030. A meta da fabricante italiana é entregar 40% de veículos totalmente elétricos e 40% de modelos híbridos no prazo. O CEO Benedetto Vigna confirmou em uma apresentação de resultados financeiros que o primeiro carro elétrico será apresentado em 2025, com as primeiras entregas para o ano seguinte.
Hoje, apenas quatro modelos da Ferrari, ou 20% da gama, são carros híbridos. O primeiro modelo híbrido foi a edição limitada La Ferrari, lançada em 2013, adaptando tecnologia testada na Fórmula 1.
Vigna, que está no cargo de CEO da empresa há nove meses, disse que a estratégia de eletrificação é necessária. “Não apenas é exigido pelos regulamentos de emissões, mas o mais importante, acreditamos que podemos usar o motor elétrico para melhorar o desempenho de nossos carros, como já fizemos com nossa Ferrari híbrida”, disse ele.
À medida que a Ferrari expande sua gama de modelos, a montadora sediada na cidade de Maranello, no norte da Itália, disse que apresentará o tão esperado utilitário em setembro. O Purosangue, puro-sangue em italiano, representará não mais que 20% dos veículos produzidos com a marca. Ao todo, a empresa planeja lançar 15 novos modelos de 2023 a 2026, incluindo um novo supercarro de alto desempenho.