Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Facebook vai mudar de nome para Meta, para enfatizar metaverso

Mark Zuckerberg, CEO da empresa, disse que a iniciativa tem como objetivo encampar sua visão de realidade virtual

Por Da Redação Atualizado em 29 out 2021, 10h25 - Publicado em 28 out 2021, 15h43

Mark Zuckerberg anunciou nesta quinta-feira, 28, que a holding Facebook será rebatizada com o nome Meta. O CEO da empresa disse que a iniciativa tem como objetivo encampar sua visão de realidade virtual, que ele chama de “metaverso”. “Tenho pensado muito sobre nossa identidade”, disse Zuckerberg, no evento virtual em que fez o anúncio. “Com o tempo, espero que sejamos vistos como uma empresa metaversa.”

Além de rebatizar a empresa que agrega a rede social que mantém o nome Facebook, o Instagram, o WhatsApp, o aplicativo de realidade virtual Oculus e várias outras iniciativas, Zuckerberg também mudou o logo. O novo mostra uma versão levemente modificada do símbolo do infinito, também em azul, ao lado das letras que formam a palavra “Meta”. Ao explicar a mudança de marca, Zuckerberg disse que o nome “Facebook” simplesmente não abrange mais “tudo o que fazemos”.

O anúncio ocorre em meio a uma crise no Facebook. A empresa enfrenta escrutínio do governo americano e de agências regulatórias em várias partes do mundo após revelações sobre a forma como políticas de controle de conteúdo sensível e ofensivo foram conduzidas internamente. A mudança de nome é vista por muitos analistas e especialistas como estratégia para criar uma cortina de fumaça sobre os problemas recentes.

O Real Facebook Oversight Board, um grupo externo focado na empresa, anunciou que manterá seu nome. “Mudar de nome não muda a realidade: o Facebook está destruindo nossa democracia e é o maior vendedor de desinformação e ódio do mundo”, disse o grupo em um comunicado. “A mudança de nome sem sentido não deve desviar a atenção da investigação, regulamentação e supervisão real e independente necessária para responsabilizar o Facebook.”

Frances Haugen, ex-funcionária do Facebook, revelou documentos internos que, segundo ela, mostram como a empresa escolheu o lucro em detrimento da segurança do usuário. No início da semana, Zuckerberg contra-atacou dizendo que os papéis estavam sendo usados para pintar uma “imagem falsa”.

O CEO do Facebook espera que o metaverso alcance um bilhão de pessoas na próxima década. O conceito, segundo ele, diz respeito a um espaço virtual onde as pessoas poderão interagir, trabalhar e criar produtos e conteúdo. A ideia, segundo ele, é que o novo ecossistema crie “milhões” de empregos.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.