Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Estudo mostra que brasileiros vão comprar mais TVs na Copa

Conexão com a internet é o recurso mais requisitado na hora de comprar um aparelho novo. Por isso, segundo o Google, aumenta a procura pelos modelos smart

Por André Lopes Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 12 abr 2018, 14h40 - Publicado em 12 abr 2018, 14h14

A chegada da Copa do Mundo é um marco na vida de muitos brasileiros. Também é o momento onde os mais ávidos pelo futebol procuram por novas TVs para assistir aos jogos da competição com a tecnologia mais recente disponível.

Para 2018, quando se trata de novos recursos, a palavra mais procurada pelos consumidores é ‘smart’. Segundo uma pesquisa realizada pelo Google, e obtida com exclusividade pelo site de VEJA, a procura por televisores com conexão com a internet, aplicativos de streaming e redes sociais aumentou 17 vezes desde a última copa.

Há motivos para isso. O principal é a popularização dos smartphones e a ampliação da conectividade entre os dispositivos. “Ter tudo conectado se tornou essencial para os brasileiros, aos fabricantes resta incluir a tecnologia nos aparelhos, dos mais caros aos mais baratos”, afirma o engenheiro gerente de pesquisas para o varejo do Google Brasil, Diego Venturelli.

Assim, um televisor inteligente não é mais um sonho tão distante quando o assunto é o preço. A Proteste-Associação de Consumidores avaliou 12 modelos de Smart TV entre 48 e 49 polegadas (os mais vendidos), das marcas LG, Samsung e Panasonic, e concluiu que boa parte apresentou boa qualidade e preços condizentes a média de mercado.

O estudo realizado pelo Google também aponta que a resolução da tela é declarada como o segundo item levado em conta na procura por um novo aparelho. Porém, o custo ainda é alto para o bolso brasileiro. O preço médio atual de um aparelho 4K no país, segundo a consultoria GfK, é de R$ 3,4 mil, logo, o tamanho da tela maior entra como alternativa quando a resolução não pode ser a mais alta.

Continua após a publicidade

O Full Hd ainda detem a maior fatia, e em 2018 será responsável por 70% das vendas, justamente pelo fato de que ter uma TV 4K não significar assistir em 4K. Porque, embora a Fifa já tenha anunciado que vai captar imagens dos jogos na mais alta resolução, poucas emissoras brasileira vão transmiti-las com essa qualidade. Até o momento, somente a SporTV confirmou a exibição Ultra HD.

Contudo, apesar do aumento da busca por uma resolução mais alta, 41% de quem quer o recurso não sabe o que ele significa. “Os varejistas ainda possuem dificuldade em mostrar ao cliente o que cada função significa. É natural que em períodos como o da Copa os consumidores busquem entender quais são os melhores recursos e as vantagens que existem em pagar por eles. Até o dia 14 de junho é certo que as pesquisas vão continuar crescendo”, diz Venturelli.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.