Estudo aponta que inteligência artificial vai influenciar as decisões das pessoas no futuro
Pesquisadores de Cambridge mostram que ferramentas de IA vão afetar escolhas - incluindo políticas

Um estudo realizado pelo Leverhulme Centre for the Future of Intelligence (LCFI), Centro de Estudos Leverhulme para o Futuro da Inteligência, da Universidade de Cambridge afirma que ferramentas de inteligência artificial (IA) poderão manipular o público online e influenciar suas decisões – do que comprar a em quem votar.
O artigo aponta que há um novo mercado emergente para “sinais digitais de intenção” – conhecido como “economia da intenção” – onde assistentes de IA entendem, preveem e manipulam intenções humanas e vendem essas informações para empresas que podem lucrar com elas.
Segundo o grupo de pesquisadores, a “economia de intenção” poderá ser a sucessora da chamada “economia da atenção”, em que as redes sociais oferecem conteúdo e anúncios aos usuários para manter sua atenção na tela. Por décadas, a atenção dos internautas foi um tipo de moeda corrente na internet. Agora, a atenção pode ser substituída pela intenção.
Mas há riscos, segundo os pesquisadores. “A menos que seja regulamentada, a economia da intenção tratará motivações como uma nova moeda. Será uma corrida do ouro para aqueles que atingem, dirigem e vendem intenções humanas”, afirma Jonnie Penn, historiador da tecnologia em Cambridge, em entrevista ao jornal inglês The Guardian. “Devemos começar a considerar o provável impacto que tal mercado teria nas aspirações humanas, incluindo eleições livres e justas, uma imprensa livre e uma competição de mercado justa, antes de nos tornarmos vítimas de suas consequências não intencionais.”
Dados levantados no estudo mostram que modelos de linguagem de grande escala, como aqueles utilizados por ferramentas como o ChatGPT, serão capazes de antecipar as vontades dos usuários e direcioná-los a compras, por exemplo, com base em dados sociológicos de intenção e comportamento.
Embora já existam ferramentas que tentam prever as ações dos usuários com base em seu comportamento online, os modelos de IA farão isso de forma muito mais precisa, customizada e efetiva.