Relâmpago: Assine Digital Completo por 2,99

Estudo aponta que inteligência artificial vai influenciar as decisões das pessoas no futuro

Pesquisadores de Cambridge mostram que ferramentas de IA vão afetar escolhas - incluindo políticas

Por Redação 2 jan 2025, 10h00

Um estudo realizado pelo Leverhulme Centre for the Future of Intelligence (LCFI), Centro de Estudos Leverhulme para o Futuro da Inteligência, da Universidade de Cambridge afirma que ferramentas de inteligência artificial (IA) poderão manipular o público online e influenciar suas decisões – do que comprar a em quem votar.

O artigo aponta que há um novo mercado emergente para “sinais digitais de intenção” – conhecido como “economia da intenção” – onde assistentes de IA entendem, preveem e manipulam intenções humanas e vendem essas informações para empresas que podem lucrar com elas.

Segundo o grupo de pesquisadores, a “economia de intenção” poderá ser a sucessora da chamada “economia da atenção”, em que as redes sociais oferecem conteúdo e anúncios aos usuários para manter sua atenção na tela. Por décadas, a atenção dos internautas foi um tipo de moeda corrente na internet. Agora, a atenção pode ser substituída pela intenção. 

Mas há riscos, segundo os pesquisadores. “A menos que seja regulamentada, a economia da intenção tratará motivações como uma nova moeda. Será uma corrida do ouro para aqueles que atingem, dirigem e vendem intenções humanas”, afirma Jonnie Penn, historiador da tecnologia em Cambridge, em entrevista ao jornal inglês The Guardian. “Devemos começar a considerar o provável impacto que tal mercado teria nas aspirações humanas, incluindo eleições livres e justas, uma imprensa livre e uma competição de mercado justa, antes de nos tornarmos vítimas de suas consequências não intencionais.”

Dados levantados no estudo mostram que modelos de linguagem de grande escala, como aqueles utilizados por ferramentas como o ChatGPT, serão capazes de antecipar as vontades dos usuários e direcioná-los a compras, por exemplo, com base em dados sociológicos de intenção e comportamento.

Embora já existam ferramentas que tentam prever as ações dos usuários com base em seu comportamento online, os modelos de IA farão isso de forma muito mais precisa, customizada e efetiva.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

ECONOMIZE ATÉ 82% OFF

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 2,99/mês

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada revista sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$35,88, equivalente a R$ 2,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.