Após instabilidade, ChatGPT é superado por IA chinesa DeepSeek em downloads
Tecnologia chinesa tem custo menor e código aberto, além de estar com uma avaliação geral superior à ferramenta da OpenAI

A recente instabilidade global do ChatGPT na última quinta-feira 23, não trouxe problemas apenas para os usuários, mas também para a OpenAI. Além das mais de 3 mil notificações de erros e o aumento repentino de buscar por “ChatGPT fora do ar” e “ChatGPT badgateway”, levando a falha da ferramenta de inteligência artificial (IA) aos trends topics, a DeepSeek, IA chinesa, passou o ChatGPT em downloads na Apple App Store durante o final de semana e saltou para o primeiro lugar na lista de downloads nesta segunda-feira, 27.
Com modelos de IA de custo menor e código aberto, o chatbot feito na China também está com uma avaliação geral superior à ferramenta da OpenAI, o que não só causou um alvoroço no Vale do Silício, como coloca em xeque a liderança americana nesta tecnologia.
Segundo as avaliações, a DeepSeek oferece respostas tão boas quanto o ChatGPT, sendo eficiente não só para responder perguntas simples com entendimento de contexto, como para auxiliar na programação, mesmo usando chips de menor capacidade que os desenvolvidos pela NVIDIA. Em um artigo publicado recentemente, os criadores do DeepSeek-V3 disseram que usaram os chips H800 da NVIDIA para treinamento, gastando menos de US$ 6 milhões, ou seja, não precisam de chips de última geração para produzir uma IA tão eficaz quanto o ChatGPT.
O único problema da IA chinesa, ainda de acordo com os usuários, é que não responde a temas sensíveis na China, que tenham a ver com política, como o massacre na Praça da Paz Celestial. “Desculpe, eu não tenho certeza sobre como abordar esse tipo de pesquisa ainda. Vamos conversar sobre matemática e problemas de lógica em vez disso”, diz o chatbot. Fora da China e da nuvem da empresa, porém, a IA oferece respostas, inclusive sobre o líder chinês Xi Jinping.
No Brasil
No Brasil, as ferramentas chinesas são disponibilizadas gratuitamente no site da DeepSeek, em português, e permitem ações como geração de textos, tradução, pesquisa, análise de dados e projeções, automatizar suporte para atendimento a clientes, escrever códigos em linguagens como Python etc.
Tanto o modelo V3 como o R1, lançado na semana passada, tem desempenho superior ao ChatGPT, da OpenAI e do Llama, da Meta, com custo menor. Tanto que a própria Meta, de Mark Zuckerberg, criou grupos especializados de pesquisa para entender como os chineses criam seus modelos Deep Seek, segundo informações do site “The Information”, referência em tecnologia.
Outras alternativas ao ChatGPT são a Tess AI, plataforma de IA generativa para empresas, que reúne diversos modelos de IA em um único lugar, incluindo ChatGPT, DALL·E, Llama, Claude, Gemini e ElevenLabs; operando com um sistema de créditos e tokens; OpenAI Playground; Microsoft Copilot; Jasper.ai e Google Gemini (antigo Google Bard).