Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Vacina da Pfizer mostra forte resposta contra nova sublinhagem da ômicron

Adultos com 55 anos ou mais produziram nove vezes mais anticorpos neutralizantes contra o vírus após o imunizante

Por Diego Alejandro
Atualizado em 18 nov 2022, 19h04 - Publicado em 18 nov 2022, 17h51

A versão atualizada da vacina da Pfizer/BioNTech gerou uma resposta imunológica mais robusta contra a sublinhagem da ômicron, a BQ.1.1, quando comparada ao imunizante original, segundo nota divulgada pelas farmacêuticas nesta sexta-feira, 18. A subvariante conhecida como Cérbero tem sido associada ao aumento de casos de Covid-19 em diversos países, como Itália, Estados Unidos e Brasil.

Vacinas atualizadas estão em desenvolvimento desde o início do ano e um dos motivos é porque populações vulneráveis ao vírus ainda correm muito risco. E foi justamente nessa faixa que o imunizante bivalente se mostrou mais potente. Os níveis de anticorpos contra a variante aumentaram quase nove vezes em adultos mais velhos, com 55 anos ou mais, que receberam a vacina contra ômicron. Para comparação, os voluntários da mesma faixa etária que receberam a versão original do imunizante tiveram um aumento da produção de anticorpos de aproximadamente duas vezes.

A injeção bivalente também produziu uma resposta imune contra as subvariantes ômicron encontradas recentemente, incluindo a BA.4.6, BA.2.75.2 e XBB.1.

Tem no Brasil?

A vacina atualizada da Pfizer já é aplicada nos Estados Unidos, Canadá e na Europa como dose de reforço, entretanto, no Brasil, ela ainda não foi aprovada. A farmacêutica pediu à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) o uso emergencial de duas fórmulas adaptadas contra a ômicron, mas a análise ainda está tramitando. O Mistério da Saúde ainda usa a versão original, mas garante que o atual contrato com os fornecedores contempla a entrega de vacinas com cepas atualizadas, desde que aprovadas.

De acordo com a Anvisa, a análise do pedido de uso emergencial está na área técnica. O passo seguinte é a deliberação dos diretores da agência.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.