Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

SBP lança cartilha com marcos do desenvolvimento infantil; entenda

O guia, que abrange as idades de 2 meses a 5 anos, visa a auxiliar na identificação precoce de atrasos do neurodesenvolvimento

Por Ligia Moraes Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 7 Maio 2024, 16h58 - Publicado em 26 fev 2024, 16h50

Com o intuito de auxiliar na identificação precoce de atrasos do neurodesenvolvimento em bebês e crianças, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) lançou nesta segunda-feira, 26, a “Cartilha de Desenvolvimento – 2 meses a 5 anos”, um material que aponta os principais marcos por faixa etária e que pode ajudar pais e cuidadores no acompanhamento de progressos nas habilidades motoras, cognitivas, emocionais e de linguagem. 

Os profissionais da entidade argumentam que os cinco primeiros anos de vida são essenciais para um neurodesenvolvimento pleno e, nessa fase, o comportamento verificado pela criança oferece pistas importantes sobre a saúde. Por isso, a cartilha pretende ser um instrumento didático para que os pais possam observar os comportamentos de seus filhos e comparar com o que já é esperado para cada idade. Assim, os responsáveis podem conversar com o pediatra e receber eventuais orientações necessárias durante as consultas. 

“Espera-se que o material seja útil para profissionais da área da saúde, bem como familiares que desejam acompanhar as etapas do desenvolvimento neuropsicomotor de lactentes e crianças. A detecção de algum atraso permite instituir o mais rápido possível ações e intervenções adequadas”, afirma Clóvis Francisco Constantino, presidente da SBP, em comunicado à imprensa. 

O conteúdo foi elaborado a partir das traduções do programa “Act Early” ou “Aja Cedo”, dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês) dos Estados Unidos. Com 28 páginas, ele se divide em 12 seções representativas das diferentes faixas etárias da criança: aos 2, 4, 6, 9,12, 15 e 18 meses, além de 2 anos, 30 meses, 3, 4 e 5 anos.

Cada idade possui características de desenvolvimento específicas, que são apresentadas na cartilha como marcos sociais/emocionais; marcos de linguagem/comunicação; marcos cognitivos (aprender, pensar resolver problemas) e marcos de movimento/desenvolvimento físico.

Marcos do desenvolvimento infantil

2 meses

  • Emite sons diferentes ao chorar
  • Mantém a cabeça erguida quando está de bruços
  • Move os dois braços e as duas pernas
  • Observa você enquanto você se move
  • Acalma-se ao conversar ou pegá-lo no colo
  • Olha para seu rosto
Continua após a publicidade

4 meses

  • Faz sons quando falam com ele
  • Leva as mãos à boca
  • Se estiver com fome, abre a boca quando vê a mama ou a mamadeira
  • Mantém a cabeça firme sem apoio quando está sendo segurado
  • Traz as mãos para a boca
  • Empurra o tronco para cima apoiado nos cotovelos/antebraços quando deitado de barriga para baixo

6 meses

  • Coloca coisas na boca para explorá-las
  • Fecha os lábios para mostrar que não quer mais comida
  • Apoia-se nas mãos para se sustentar quando sentado
  • Dá risadas
  • Sopra saliva, coloca a língua para fora e sopra

9 meses – Idade recomendada para fazer uma triagem de desenvolvimento

  • Consegue sentar sozinho
  • Mostra várias expressões faciais, como feliz, triste, irritado e surpreso
  • Olha quando você o chama pelo nome
  • Levanta os braços para ser pego
  • Move as coisas de uma mão para a outra
  • Senta-se sem suporte

1 ano

  • Acena tchau
  • Chama “mamã” ou “papá” ou outro nome especial
  • Entende “não” (faz uma pausa breve ou pára quando você diz isso)
  • Caminha, segurando nos móveis
  • Bebe de um copo sem tampa, enquanto outra pessoa o segura
  • Pega as coisas entre o polegar e o indicador, como pequenos pedaços de comida
Continua após a publicidade

15 meses

  • Dá alguns passos por conta própria
  • Bate palmas quando animado
  • Mostra afeto (abraços ou beijos)
  • Tenta usar as coisas da maneira correta, como um telefone, copo ou livro
  • Olha para um objeto familiar quando você o nomeia
  • Aponta para pedir algo ou para obter ajuda

18 meses – idade recomendada para uma triagem geral do desenvolvimento e triagem de autismo

  • Consegue rabiscar
  • Aponta para mostrar algo interessante
  • Ajuda você a vesti-lo empurrando o braço através da manga ou levantando o pé
  • Caminha sem se segurar em ninguém ou em nada
  • Tenta usar uma colher
  • Brinca com brinquedos de uma maneira simples, como empurrar um carro de brinquedo

2 anos – também recomendada para triagem de desenvolvimento e autismo

  • Diz, pelo menos, duas palavras juntas, como “mais leite”
  • Nota quando os outros estão magoados ou chateados
  • Aponta para pelo menos duas partes do corpo quando você pede a ele para mostrar
  • Usa mais gestos do que apenas acenar e apontar, como mandar um beijo ou acenar sim com a cabeça
  • Chuta uma bola
  • Corre

30 meses – idade recomendada para fazer triagem geral de desenvolvimento 

  • Diz palavras como “eu”, “você” ou “nós
  • Mostra habilidades simples de resolução de problemas, como ficar em pé em um banquinho para alcançar algo
  • Segue instruções de duas etapas como “Coloque o brinquedo no chão e feche a porta”
  • Usa as mãos para torcer coisas, como virar maçanetas ou abrir tampas
  • Tira algumas roupas sozinho, como calças soltas ou uma jaqueta aberta
Continua após a publicidade

3 anos de idade

  • Veste algumas roupas sozinho
  • Acalma-se dentro de 10 minutos depois de deixá-lo na creche
  • Observa outras crianças e se junta a elas para brincar
  • Diz o primeiro nome, quando perguntado
  • Fala bem o suficiente para que os outros entendam, na maioria das vezes

4 anos

  • Fala sobre, pelo menos, uma coisa que aconteceu durante o dia
  • Finge ser um personagem ao brincar (professor, super-herói, cachorro)
  • Conforta os outros que estão feridos ou tristes
  • Segura lápis ou lápis entre os dedos e o polegar (não no punho)
  • Muda o comportamento baseado em onde ele está (local de culto, biblioteca, playground)
  • Nomeia algumas cores de objetos

5 anos

  • Escreve algumas letras do próprio nome
  • Conta até 10
  • Usa palavras sobre o tempo, como “ontem”,“amanhã”, “manhã” ou “noite”
  • Segue regras ou se reveza ao brincar com outras crianças
  • Canta, dança ou atua para você
  • Faz tarefas simples em casa, como combinar meias ou limpar a mesa depois de comer
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.