Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Moderna inicia investigações para vacina contra varíola dos macacos

Empresa de biotecnologia verifica potenciais imunizantes contra a doença e diz que eventual vacina será baseada em RNA mensageiro

Por Paula Felix Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 13 jul 2022, 17h20 - Publicado em 25 Maio 2022, 16h24

A empresa de biotecnologia Moderna anunciou que investiga “potenciais vacinas” contra a varíola dos macacos (monkeypox, em inglês), zoonose viral capaz de infectar humanos que está causando um surto em países europeus, como Espanha, Portugal e Reino Unido. A análise ainda está em fase pré-clínica, mas a empresa não informou se é in vitro ou com animais. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), entre os dias 13 e 21 deste mês foram confirmados 92 casos da doença em 12 países fora da África central e ocidental, onde a infecção é endêmica.

Em nota, a Moderna disse que um eventual imunizante contra a doença terá como base a plataforma de RNA mensageiro, a mesma tecnologia utilizada na vacina contra a Covid-19 da empresa.

A companhia informou que, em março deste ano, firmou um compromisso com o avanço de programas, até 2025, contra patógenos que representam uma ameaça à saúde pública.

“Ressaltando esse compromisso e, como a varíola dos macacos é de importância global para a saúde pública, conforme identificado pela Organização Mundial da Saúde, a Moderna está investigando potenciais vacinas contra a varíola dos macacos em nível pré-clínico”, explicou, ainda em nota.

Descoberta em 1958, a varíola dos macacos circula principalmente entre roedores e humanos podem se infectar com o consumo da carne, contato com animais mortos ou ferimentos causados pelos roedores. Entre os sintomas, estão: febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, linfonodos inchados, calafrios e exaustão. A erupção cutânea começa geralmente no rosto e, depois, se espalha para outras partes do corpo, principalmente as mãos e os pés. A doença é endêmica em países da África central e ocidental, como República Democrática do Congo e Nigéria.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.