Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Maranhão confirma primeiro caso da variante identificada na Índia

Informação foi confirmada pelo secretário de saúde, Carlos Lula, em publicação no Twitter; este também é o primeiro caso registrado no país

Por Giulia Vidale Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 20 Maio 2021, 19h56 - Publicado em 20 Maio 2021, 13h15

O Maranhão confirmou nesta quinta-feira, 20, o primeiro caso da variante indiana do novo coronavírus. A informação foi confirmada pelo secretário de saúde, Carlos Lula, em publicação no Twitter. Este também é o primeiro registro da  cepa, chamada B.1.617.2., no Brasil.

LEIA TAMBÉM: Por que a variante descoberta na Índia preocupa o Brasil e o mundo?

A variante foi identificada em tripulantes a bordo do navio MV Shandong da Zhi, atracado no litoral, próximo à costa do Maranhão. Segundo Lula, a equipe que atendeu a tripulação se deslocou por via aérea, foi testada antes e depois da ação e permanece em isolamento. Os demais profissionais em contato com o paciente estão sendo monitorados e testados. Em publicação no Twitter, o secretário afirmou também que foi iniciada a vacinação dos profissionais da área portuária.

No último domingo, 12, a Secretaria de Saúde do Maranhão revelou que um tripulante de 54 anos, de origem indiana, estava internado em um hospital da rede privada de São Luís com sintomas de Covid-19. Segundo informações da Secretaria de Estado da Saúde, 15 tripulantes testaram positivo para o novo coronavírus e nove tiveram o diagnóstico negativo. Das seis amostras com maior carga viral para sequenciamento genômico, todas apresentaram resultado positivo para a variante B.1.617.2.

“A Secretaria relembra que 23 tripulantes continuam em quarentena, isolados em cabines individuais, dentro da embarcação. Destes, dois apresentam sintomas leves e 12 continuam assintomáticos”, disse a Secretaria em nota à VEJA.

Continua após a publicidade

LEIA TAMBÉM: As variantes do coronavírus: qual é o tamanho do problema?

A variante identificada na Índia em dezembro é considerada uma preocupação global pela Organização Mundial da Saúde devido à suas mutações, que indicam maior transmissibilidade. O país enfrenta o pior momento da pandemia. Nas últimas 24 horas, foram 295.539 novos casos e 4.115 óbitos nas últimas 24 horas, segundo dados da plataforma Our World in Data. Na última sexta-feira, 14, o governo brasileiro proibiu a entrada de estrangeiros em voos provenientes da Índia.

+ Anvisa recebe pedido de uso emergencial de outra vacina da China

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.