Lentes multifocais para crianças podem prevenir progressão da miopia; entenda
Estudo com esse assessório se mostrou capaz de impedir o crescimento ocular acelerado e o agravamento da condição

A miopia é uma condição em ascensão: hoje, estima-se que mais de 35% de toda a população seja atingida e é possível que, até 2050, mais da metade tenha o diagnóstico. Justamente por isso, evitar que o quadro se agrave é importante e um estudo divulgado agora aponta que lentes de contato podem ajudar com isso.
A novidade foi publicada no periódico JAMA Ophthalmology e sugere que, na infância, o uso de lentes de contato multifocais pode desacelerar a progressão da condição, impedindo o agravamento mesmo após a interrupção do uso. “Nossas descobertas mostram que quando adolescentes mais velhos pararam de usar essas lentes, o olho voltou à taxa de crescimento esperada para a idade”, diz David A. Berntsen, chefe de ciências clínicas do colégio de oftalmologia da Universidade de Houston e autor do artigo, em comunicado.
A miopia é caracterizada pelo alongamento do olho, o que faz com que a imagem não incida com nitidez sobre a retina, porção no fundo dos olhos responsáveis por captar a luz e enviar para o cérebro. Lentes comuns ou óculos de grau corrigem esse problema, mas não impedem que o olho continue crescendo de maneira alongada.
Como as lentes multifocais impedem a progressão da miopia?
As lentes multifocais, por outro lado, conseguem esse feito. Isso acontece porque esse acessório consegue adicionar alto poder de foco à visão periférica, bem como correção para a visão à distância. Estudos já haviam mostrado que a posição em que a luz incide perante o uso dessas lentes podia diminuir o ritmo de crescimento ocular. O estudo clínico mais recente mostrou que essa característica pode ser benéfica para impedir a progressão da miopia.
A pesquisa contou com 294 crianças míopes, de 7 a 11 anos, que usaram a lente multifocal por dois anos e, no terceiro, trocaram por uma lente comum. De acordo com os resultados, quanto maior o poder de foco, mais eficiente era a lente em frear o crescimento ocular e a progressão da miopia.
O trabalho mostra ainda que, quanto antes começava o uso, mais eficientes era a estratégia. “Nossas descobertas sugerem que é uma estratégia razoável adaptar lentes de contato multifocais em crianças para controle da miopia em uma idade mais jovem e continuar o tratamento até o final da adolescência, quando a progressão da miopia diminui”, diz Bernstsen.