Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Gestação: excesso de flúor afeta QI das crianças

Segundo um novo estudo, a exposição ao fluoreto durante a gestação pode levar a uma redução da capacidade cognitiva nos bebês

Por Da Redação
Atualizado em 20 set 2017, 09h45 - Publicado em 19 set 2017, 17h16

A exposição de gestantes ao fluoreto (forma iônica do elemento flúor), que em muitos países é adicionado ao tratamento de água para prevenção da cárie, pode reduzir a capacidade cognitiva nas crianças, de acordo com um novo estudo publicado nesta terça-feira no periódico científico Environmental Health Perspectives.

O estudo

Os cientistas analisaram a quantidade de flúor na urina de cerca de 300 mães – durante a gestação – e de seus filhos recém-nascidos no México. Lá, a água não é fluoretada, como no Brasil e nos Estados Unidos, mas as pessoas obtêm a substância através do sal enriquecido e de outros suplementos. As crianças tiveram seu desenvolvimento cognitivo avaliado duas vezes ao longo de 12 anos de estudo.

Ao comparar o resultado dos exames de urina com os dos testes de inteligência, os cientistas descobriram que a cada 0,5 miligrama por litro de fluoreto encontrado na urina das gestante além do limite de 0,8 miligrama por litro estava associada a uma queda no QI as crianças.

Continua após a publicidade

Exposição na infância

Por outro lado, a exposição na infância ao fluoreto não influenciou de forma significativa o desenvolvimento cerebral.

“A exposição ao fluoreto durante a infância é mais segura do que a pré-natal. Atualmente, existem argumentos científicos que sustentam o fato de que o feto tende a ser mais sensível a substâncias do que bebês recém-nascidos”, disse Howard Hu, da Escola de Saúde Pública Dalla Lana da Universidade de Toronto, no Canadá, e um dos autores do estudo, à rede americana CNN. 

Prevenção de cáries

A fluoretação da água é recomendada pela Organização Mundia da Saúde (OMS) para prevenir cáries. De acordo com a entidade, a medida é considerada uma das dez melhores inciativa de saúde pública no mundo, reduzindo em até 65% a incidência de cáries e obturações na população mundial. A fluoretação mínima indicada pela OMS é e 0,7 miligramas de fluoreto por litro de água e a máxima,de 1,5 miligrama por litro.

Continua após a publicidade

No Brasil, a fluoretação da água de sistemas públicos de abastecimento é obrigatória por lei desde 1975, conforme a quantidade mínima recomendada de acordo com o clima da região e o teor natural de flúor da fonte.

Neurotoxina

No entanto, segundo evidências científicas, em excesso o flúor pode levar à fluorose dentária, que causa manchas nos dentes, e à osteofluorose, condição que resulta em dores fortes nas articulações e danos na estrutura óssea.

Continua após a publicidade

Além disso, em níveis extremamente elevados, o fluoreto pode agir como uma neurotoxina. Estudos anteriores, muitos deles conduzidos na China, onde os níveis de flúor na água podem chegar a 30 miligramas por litro, já haviam mostrado uma redução na capacidade cognitiva das crianças.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.