Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Febre amarela: vacinação é prorrogada na capital paulista

Medida visa imunizar 5,8 milhões de pessoas

Por da Redação
19 fev 2018, 17h00

A Secretaria Estadual de Saúde informou que a campanha de vacinação contra a febre amarela — que se encerraria no último final de semana, em São Paulo — será prorrogada por mais duas semanas e irá até 2 de março no Estado.

No sábado 17, a campanha mobilizou 12 mil profissionais com atendimento realizado em 900 postos fixos e 150 volantes, mas a procura pelos postos no “Dia D” foi pequena.

A região com menor cobertura ainda é a Baixada Santista, com 23,1%. Lá, um morador de Itanhaém morreu com a doença. No Vale e litoral, a cobertura é de 33,1%.
Já no Grande ABC é de 36% de adesão à vacinação e a capital atingiu 46,2%, vacinando mais de 1,5 milhões dos 3,3 milhões de moradores dos distritos definidos na campanha.
Com a prorrogação, a meta é imunizar 5,8 milhões de pessoas.

Um balanço preliminar mostrou que mais de 3,4 milhões de pessoas foram imunizadas no estado desde o início, em 25 de fevereiro. Do total de vacinados, 96% recebeu a dose fracionada da vacina.

Novos casos na capital
A Secretaria de Saúde constatou quatro novos casos de febre amarela silvestre na cidade de São Paulo. Três dos pacientes morreram — todos habitantes da Zona Norte, e nenhuma delas tinha tomado a vacina, que começou a ser oferecida nos postos da região entre setembro e outubro de 2017.

Continua após a publicidade

Nos últimos 11 dias, o número de pessoas contaminadas no estado aumentou 25%, e o de mortes, 29%. No total, 54 cidades participaram da campanha de imunização no estado de São Paulo, onde a vacina continuará disponível.

Desde o início da segunda etapa da campanha, iniciada em 25 de janeiro, 1.564.084 pessoas foram vacinadas com atenção especial em 20 distritos das zonas Sul, Sudeste e Leste, entre eles estão Campo Grande, Campo Belo e Santo Amaro.

Áreas de riscos
Mais da metade dos casos registrados desde o ano passado (53,19%) foram no município de Mairiporã, ao norte da Grande São Paulo, cidade circundada por vasta área verde de Mata Atlântica e na vizinha Atibaia (16,8%).

Continua após a publicidade

Juntas, tiveram dois terços dos casos de febre amarela silvestre no estado e, por isso, já estavam em processo de vacinação desde o ano passado.

Ainda de acordo com a secretaria estadual, de 2017 até o momento, ocorreram 202 casos autóctones de febre amarela silvestre no estado, dos quais 76 deles evoluíram para morte. Entre as vítimas estão um morador de Minas Gerais e outro de Santa Catarina, ambos infectados em Mairiporã.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.