Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Febre amarela: SP antecipa campanha de vacinação para 25/01

A Secretaria Municipal de Saúde, entretanto, não confirma ainda a antecipação no município de São Paulo

Por Da redação
Atualizado em 18 jan 2018, 13h33 - Publicado em 18 jan 2018, 12h15

A Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo informou que a campanha de vacinação contra a febre amarela será antecipada para o dia 25 no estado. É  segunda antecipação de calendário. A primeira estimativa era de que a campanha começaria em 3 de fevereiro, data que foi alterada depois para 29 de janeiro.

A antecipação ocorre em um momento em que a população enfrenta filas gigantescas para conseguir se vacinar. Há relatos de pessoas que esperaram mais de 11 horas para serem imunizadas.

Segundo a secretaria, haverá dois dias de vacinação aos sábados, nos dias 3 e 17 de fevereiro. Em ambas as datas, os postos de saúde dos municípios envolvidos estarão abertos em regime especial para atender a população.

A Secretaria Municipal de Saúde, entretanto, não confirma ainda a antecipação no município de São Paulo. Segundo a pasta, cada município tem autonomia para definir como vai implementar a campanha.

No Estado de São Paulo, a campanha acontece em 54 municípios, incluindo regiões da Grande São Paulo, Vale do Paraíba e Baixada Santista até o dia 17 de fevereiro. Há um temor de que o vírus da doença se desloque para o litoral.

Continua após a publicidade

O Ministério da Saúde informa que tem enviado desde 2017 doses extras da vacina contra a febre amarela aos estados que estão registrando casos suspeitos da doença – foram 45 milhões de doses. Neste mês de janeiro foram repassadas 8,8 milhões de doses da vacina aos estados de todo o país.

Dose fracionada da vacina

Durante a campanha será ofertada a dose fracionada da vacina, de 0,1 Ml. A dose tradicional é a de 0,5Ml. Como a dose é menor, o tempo de validade também é. Enquanto a dose padrão protege por toda a vida, a dose fracionada protege por pelo menos oito anos, segundo estudo do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Biomanguinhos/Fiocruz).

Segundo o Ministério da Saúde, 77 municípios dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia irão realizar campanha de vacinação entre janeiro e março.  O objetivo é evitar a expansão do vírus para áreas próximas de onde há circulação atualmente.

Continua após a publicidade

De acordo a pasta, a adoção do fracionamento das vacinas é uma medida preventiva que será implementada em áreas selecionadas, durante período determinado de 15 dias.

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.