Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Ebola: EUA aprovam primeira vacina no país

Apesar de casos da doença serem raros no país, a medida tem como objetivo proteger pessoas que viajam para áreas de risco

Por Da redação
Atualizado em 20 dez 2019, 14h48 - Publicado em 20 dez 2019, 13h24

A FDA, agência americana que regula medicamentos e alimentos, aprovou nesta sexta-feira, 20, a primeira vacina para prevenir o ebola no país. De acordo com a agência, apesar de casos da doença serem raros nos Estados Unidos, a medida tem como objetivo proteger pessoas que viajam para áreas de surto. Atualmente, a República Democrática do Congo (RDC) vive surto da doença.

“Embora o risco de doença pelo vírus ebola nos EUA permaneça baixo, o governo continua profundamente comprometido em combater os devastadores surtos de Ebola na África, incluindo o atual surto na República Democrática do Congo. A aprovação de hoje é um passo importante em nossos esforços contínuos para combater o ebola […].”, disse Anna Abram, vice-comissária de política, legislação e assuntos internacionais do FDA.

O imunizante é indicado para maiores de 18 anos e é o mesmo usado em países africanos para controle da epidemia. O Ervebo (nome comercial da vacina) é administrado como uma injeção de dose única e é uma vacina atenuada de vírus vivo que foi geneticamente modificada para conter uma proteína do ebola.

Um estudo realizado na África comprovou que a vacina é 100% eficaz na prevenção de casos de ebola com início de sintomas superior a 10 dias após a vacinação. Os efeitos colaterais mais comumente relatados foram dor, inchaço e vermelhidão no local da injeção, além de dores de cabeça, febre, dores nas articulações e nos músculos e fadiga.

Ebola

O ebola é um vírus extremamente contagioso, transmitido através do contato direto com sangue, fluidos corporais e tecidos de animais ou pessoas infectadas, bem como com superfícies e materiais, como roupas de cama e roupas, contaminados com esses fluidos. Os sintomas aparecem entre 2 e 21 dias após a infecção.

Continua após a publicidade

O início dos sintomas pode ser repentino e inclui febre, fadiga, dor muscular, dor de cabeça e dor de garganta. Isto é seguido por vômitos, diarreia, erupção cutânea, insuficiência renal e hepática e, em alguns casos, sangramento interno e externo.

“A doença do vírus ebola é uma doença rara, porém grave e muitas vezes mortal, que não conhece fronteiras. A vacinação é essencial para ajudar a prevenir surtos e impedir que o vírus ebola se espalhe em casos de surto ”, disse Peter Marks, diretor do Centro de Avaliação e Pesquisa em Biologia da FDA.

Surto na República Democrática do Congo

O surto de ebola na República Democrática do Congo já infectou mais de 3.300 pessoas e matou mais de 2.200 desde meados do ano passado, tornando-o o segundo pior já registrado. Em julho deste ano, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou que o surto se tornou uma emergência internacional de saúde pública.

Continua após a publicidade

No início de dezembro, as autoridades de saúde congolesas relataram que um sobrevivente em Mabalako, província de Kivu do Norte, havia adoecido novamente com o vírus. Desde então, testes preliminares identificaram uma recaída.

“Casos raros de recaída – nos quais uma pessoa que se recuperou de ebola volta a apresentar sintomas da doença – foram documentados durante surtos passados, mas esta é a primeira recaída documentada nesse surto”, afirmou.

Onze novos casos da doença foram confirmados na semana passada, e acredita-se que todos tenham sido transmitidos pela pessoa que teve a recaída. No geral, o caso foi uma fonte potencial de infecção para 28 pessoas, afirmou o estudo.

Continua após a publicidade

(Com Reuters)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.