Rio, Salvador, Fortaleza e São Luís retomam vacinação contra Covid-19
A campanha foi retomada após o Ministério da Saúde distribuir novas doses dos imunizantes de Oxford e CoronaVac
A cidade do Rio de Janeiro retoma parcialmente, nesta quinta-feira, 25, a vacinação de idosos contra a Covid-19. Ao todo, o município recebeu 105.000 doses dos imunizantes aprovados e disponibilizados no país, sendo 84.000 do fármaco Oxford/AstraZeneca e 21.000 da CoronaVac. O número é suficiente para atender ao público entre 82 e 80 anos. Nesta fase, serão três dias de campanha, até sábado, 27, seguindo de onde o calendário havia parado por falta de unidades, na última quarta-feira, 17. Outras três capitais, Salvador, Fortaleza e São Luís, também retomaram a campanha.
Na capital fluminense, nesta quinta, será a vez de idosos com 82 anos receberem a vacina, na sexta-feira, 26, os de 81 anos, e no sábado, pessoas com 80 anos, além, é claro, dos que tiverem acima dessa idade e perderam seu dia de imunização. De acordo com a gestão municipal, a população estimada dessas três idades é de cerca de 100 mil pessoas.
“A Secretaria Municipal de Saúde está recebendo novos aportes das vacinas e, com isso, vamos retomar o calendário de vacinação. Na quinta e na sexta-feira, todas as unidades de Atenção Primária e alguns pontos extras estarão aplicando a vacina, além de dois postos no sistema drive thru, na UERJ e no Parque Olímpico. No sábado, além das unidades de saúde, teremos nove postos drive thrus”, afirmou Márcio Garcia, superintendente de Vigilância em Saúde da capital fluminense.
Onde se vacinar e horário de funcionamento
Quinta e sexta-feira, dias 25 e 26:
Funcionamento das 8h às 17h
– Clínicas da família e centros municipais de saúde
– Planetário da Gávea
– Tijuca Tênis Clube
– Museu da República, no Catete
Funcionamento das 9h às 15h
– Drive thru da UERJ, no Maracanã
– Drive thru do Parque Olímpico, na Barra da Tijuca
Sábado, dia 27:
Funcionamento das 8h às 17h
– Clínicas da família e centros municipais de saúde
– Planetário da Gávea
– Museu da República, no Catete
Funcionamento das 8h às 14h
– Drive thru do Engenhão, no Engenho de Dentro
Funcionamento das 8h às 15h
– Drive thru da Cidade Universitária, na Ilha do Fundão
– Drive thru do CMS Belizário Penna, em Campo Grande
– Drive thru do CMS Manoel Guilherme da Silveira, em Bangu
– Drive thru do Parque Madureira
– Drive thru do Parque Olímpico, na Barra da Tijuca
– Drive thru da Policlínica Lincoln de Freitas Filho, em Santa Cruz
– Drive thru do Sambódromo, em Santo Cristo
– Drive thru do Campus da UFRJ na Praia Vermelha
Vacinação de idosos mais informações
A população pode consultar a unidade de saúde mais próxima da sua residência no serviço Onde ser Atendido (prefeitura.rio/ondeseratendido). É importante que os idosos levem ao posto de vacinação um documento de identidade, o número do CPF e, se tiver, sua caderneta de vacinação.
Para idosos restritos ao leito (acamados), a família deve se dirigir à unidade de referência de seu endereço, que pode ser consultada no serviço Onde ser Atendido, ou preencher o cadastro no link smsrio.org/agendamentovacina. A equipe de saúde fará o cadastro do paciente e marcará a visita domiciliar para vacinação, que acontecerá no prazo de até 30 dias.
SALVADOR
Salvador, que recebeu 29.850 doses da vacina de Oxford, também deu continuidade à imunização a partir de hoje. Profissionais de saúde e idosos a partir de 83 anos podem se dirigir aos postos fixos de vacinação e também ao drive-thru. Nesta sexta, será a vez de idosos com 82 anos. Na próxima segunda-feira, 1º de março, pessoas com 81 anos ou mais poderão receber o fármaco e na terça, 2, aqueles com 80 anos. A aplicação será feita a partir das 8h até 17h.
FORTALEZA
Para Fortaleza, o Ministério da Saúde encaminhou 20.190 novas doses do imunizante de Oxford e 49.200 unidades da CoronaVac. A ideia da gestão municipal é dar continuidade à vacinação dos idosos acima de 75 anos a partir desta quinta-feira, 25. Os sistemas utilizados são o da vacinação domiciliar e drive-thru. A aplicação na modalidade domiciliar acontecerá de 8h às 17h, já o drive-thru, posicionado no Centro de Eventos do Ceará, de 10h às 17h.
SÃO LUÍS
Já São Luís retomou nesta quinta a vacinação em idosos com 83 anos ou mais. Bem como Rio de Janeiro e Salvador, o calendário será escalonado: nesta sexta, idosos com 82 anos receberão a dose, no sábado, 27, aqueles com 81 anos, e na segunda, 1º, pessoas com 80 anos. Ao todo, a prefeitura da capital maranhaense recebeu 9.210 doses do fármaco da AstraZeneca. A imunização será feita no Centro Municipal de VAcinação ou pelo sistema drive-thru entre 8h e 17h.